ATIVIDADE EM CONTEXTO HOSPITALAR: APRENDER A SER…. MAIS SOLIDÁRIO, MAIS AUTÓNOMO, MAIS…

Este slideshow necessita de JavaScript.

No dia do Estudante, 24 de março de 2016, em plenas férias da Páscoa, os alunos do 11º A foram novamente “Ao Encontro de Mudanças e Desafios”, desta vez na Unidade Hospitalar de Torres Novas.

Esta ida ao hospital de Torres Novas pretendia assim concluir o desenvolvimento de um conjunto de atividade pensadas para este segundo momento de interação junto de Doentes e Famílias, equipas de Enfermagem e de Assistentes Operacionais, nos serviços de Pediatria, Nefrologia, Medicina e Cardiologia.

Durante o dia, já que por lá se esteve das dez às dezoito horas, muitas foram as atividades desenvolvidas. No período da manhã os alunos foram ouvindo as histórias de vida contadas pelos Doentes; acompanharam-nos na leitura; jogaram com eles às cartas e ao dominó e prestaram ajuda às Assistentes Operacionais no período da refeição, assim como as ajudaram na mobilização dos Doentes mais fragilizados. Já no período da tarde, depois de algumas apresentações no átrio principal do Hospital, de música/canto, de malabarismo e de um esquema de acrobática, os alunos puderam cantar e dançar com os doentes em várias enfermarias.

Deste encontro de confraternização com os Doentes ficarão as lembranças…. Do João, criança que ainda teria alta de manhã e que ficou para a tarde porque queria ver o “espetáculo dos meninos”; de uma familiar, uma mãe, que andava à procura da fada para lhe agradecer e com ela tirar uma fotografia (a Amélia que se vestiu a rigor para encantar as crianças da Pediatria); do Carlos, senhor cheio de vivacidade e de histórias para contar, muito lúcido e um encanto nas palavras, apesar de um AVC, que dizia depois das apresentações no átrio de entrada do Hospital “nunca tinha visto nada assim…” e que, comovido, chorou ao dizer “quando um dia me for embora desta vida jamais me irei esquecer de vocês…”; dos Doentes que, surpreendentemente, se envolveram com o palhaço David e com a Leonor, a menina da turma que mais dançou com os eles, entre outras lembranças…

A satisfação e a alegria dos Doentes determinaram a motivação por um novo desafio, aceite desde logo pela turma, a convite da Diretora de Turma e da Direção Executiva.

Prevê-se assim mais uma “ação de solidariedade”, no dia 1 de junho de 2016, na Unidade Hospitalar de Tomar, que será desenvolvida em parceria com a Operação Nariz Vermelho e com a colaboração da equipa do Ensino Especial da nossa Escola.

Iniciativas como estas, só são possíveis com a determinação de jovens como estes, turma 11º A, humildes, maravilhosos e cheios de compaixão!

Sou de facto uma professora privilegiada por ter a sorte de poder ter à minha volta pessoas que ACREDITAM que pequenas ações podem alterar o dia a dia de quem se encontra hospitalizado!

E como agradecer nunca é demais… Agradeço de coração às Grandes Equipas de Trabalho que encontrámos na Unidade Hospitalar de Torres Novas; à Dra. Anabela Vaz pelo grandioso acompanhamento a esta iniciativa e pelo ser humano que representa; agradeço ainda ao Dr. Carlos Andrade Costa, Diretor do CHMT, pela oportunidade de experiências únicas, marcantes em emoções e grandiosamente ricas em aprendizagens; ao Dr. José António Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas de Mação, desde sempre connosco, uma referência pelo saber, competência e entendimento do que realmente importa; ao Dr. Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, por nos ter sempre garantido o transporte e ao Diogo Marques, do 12º A, que nos cedeu a coluna de som para as apresentações de acrobática e malabarismo.

 Aos “meus meninos”, por mais que lhes agradeça nunca há de chegar! Obrigada por me fazerem ACREDITAR na profissão e porque juntos pudemos OLHAR à nossa volta… gestos, abraços e sorrisos… são a maior gratificação! CORAGEM e ESPERANÇA moveram esta pequena, mas grande, iniciativa! São maravilhosos estes meninos e enchem-me de orgulho! Obrigada Daniela Martins, David Matos, João Delgado, Rafaela Rei, Amélia Silva, Ana Carolina Marques, Gonçalo Martins, Inês Pereirinha, João Pires, João Ferreira, Leonor Bento, Miguel Esteves, Mónica Marques, Rodrigo Leitão e Rúben Matos e ainda, um obrigada aos alunos envolvidos no projeto mas que não puderam estar presentes nesta ida a Torres Novas: João Matos, Pedro Estrela, Rui Costa, Mariana Rosa e Rodrigo Brísida.

 

Obrigada a Todos!

A Professora: Cláudia Olhicas de Jesus

Anúncios

Uma resposta

  1. É com muito orgulho, que li esta peça. Orgulho e esperança, porque ao ver estes corações grandes fazerem o que fizeram, acredito que o dia de amanhã será mais belo. Falo assim porque não foi atravez daqui que conheci este projecto. Falo porque eu sou a mãe do João que fez questão de ficar para vos ver, falo porque sou a mãe que chorou ao escutar a (Amélia) a cantar e a procurou para agradecer áquela linda fada de olhos doces tudo o que ela e os amigos fizeram não só a mim e ao meu filho, mas a todos os outros presentes. Falo como mãe de três filhos, que se enche de carinho e orgulho quando vejo que um deles ou um grupo de jovens de uma escola de longe têm o coração no lugar e não só, a cabeça também. Agradeço uma vez mais a todos eles e á sua professora, porque sem ela não seria a mesma coisa. Bem haja a todos. Sandra Vieira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: