Diário de uma viagem da turma MAC6 da EB de MAÇÃO

O desafio foi lançado no mês de setembro, pela Professora Titular da Turma. Tínhamos que “viajar” por diferentes PAÍSES para conhecer, aprender e transmitir onde tínhamos estado. O ponto de chegada seria em dezembro, a rota seria por nós traçada e teria que ser intensa nos desafios.

O nosso ponto de partida, nesta viagem de TRABALHO PROJETO // DAC, foi a história “SAY HELLO”, de Rachel Isadora, apresentada na aula de Inglês pela Professora Mónica Santos, que nos fez sentir a importância do conhecer línguas e culturas diferentes.

Depois, fomos percorrendo outros caminhos, como os dos cheiros e sabores, com as nossas Chefs Raquel Rosa e Bárbara António, nas aulas da AEC de Cozinha, e despertámos para o caminho do que se comerá noutros países.

Traçámos uma nova rota neste caminho e fomos pesquisar na NET sobre países que nos atraíam, despertando-nos o interesse e a curiosidade em conhecer. Assim, a AEC de TIC, com o Professor Francisco Correia, deu-nos uma ajuda neste percurso.

Depois, percorremos a estrada dos números grandes e encontrámos na Matemática os números verdadeiramente grandes, como os das áreas e o número de habitantes de cada país, a numeração romana, relacionada com o passado histórico, ou as figuras geométricas dos templos e a planificação da construção dos mesmos, usando régua e esquadro.

Continuámos a caminhar e estávamos na estrada do Português, onde era necessário ler, perceber e comparar as palavras de português com as palavras do país que estávamos a conhecer, não necessariamente da nossa UE, de que vamos conversando através do Clube Europeu, com a Professora Susana Gueifão e a Professora da nossa Turma, mas de todo o MUNDO. Lberdade de escolha e de cruzar todos os conhecimentos, que é também do muito que se trata em Cidadania e Desenvolvimento.

No cruzamento seguinte, tínhamos a Estrada da História e Geografia, e que caminho feliz e interessante fizemos ao passado histórico desses países no nosso friso cronológico e na sua localização, onde aprendemos a ler e a perceber os mapas com uma das parcerias externas ao nosso AEVH, como é o caso do Instituto Politécnico de Tomar.

Na rotunda, virámos na primeira saída e deparámo-nos com o caminho das Expressões. Aí parecíamos “Eduardo mãos de tesoura” e fomos construindo os monumentos e os mapas na nossa VIAGEM. Em FAMÍLIA, que momentos fantásticos partilhámos de recordações de viagens reais e de outras que queremos fazer.

Depois, continuando em frente, encontrámos as professoras das AEC de Teatro e de Yoga que nos ensinam a comunicar, a respirar e a sentir o que fazemos para apresentarmos, cada um, a nossa viagem. Contarmos por onde andamos, é o nosso PONTO DE CHEGADA.

Que VIAGENS FANTÁSTICAS fizemos! Importa salientar que sem as AEC de EDF e de Jogos Tradicionais não teríamos a resistência para estas viagens. A AEC de Xadrez ensinou-nos as estratégias possíveis para caminhar e escolher os caminhos a percorrer, em que tudo é um jogo, e onde tens que fazer as jogadas certas para os teus objetivos.

Voltamos sempre a rever estas VIAGENS com os artigos publicados no jornal online do AEVH de Mação e com a ajuda sempre disponível, para termos um porto de abrigo, com a Professora Ana Gameiro.

 VIAJAR CONSULTANDO, MISTURANDO, FAZENDO ACONTECER TAMBÉM É FANTÁSTICO!!

A Professora Titular da Turma MAC 6, 4º ano, EB de Mação

Ana Paula Candeias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s