Raspberry Pi – 2

Vimos já a história e filosofia detrás do aparecimento do Raspberry Pi, mas não chega ter um Raspberry para que os utilizadores (potencialmente miúdos) comecem a aprender. No início dos anos 80, na era dos dinossauros da informática, havia livros, artigos, revistas e até programas de rádio e TV que ensinavam os entusiastas a explorar os seus aparelhos.

Na época atual, de FaceBook e conteúdos criados pelos utilizadores, os recursos para o Raspbery Pi estão na internet, criados tanto pelos próprios criadores do Raspberry como pela comunidade cada vez maior de utilizadores.

Alguns dos projetos mais interessantes são, por exemplo, a utilização do XBMC (um software que transforma um PC num centro multimédia completo). XBMC significava inicialmente XBox Media Center, pois foi criado para transformar uma XBox original num sistema multimédia completo. Com o tempo foi evoluindo para o PC e a XBox ficou como um projeto secundário, no entanto manteve o nome original.  O Raspberry é minúsculo, barato e não possui ventoinhas que possam fazer barulho, portanto é o ideal para colocar na sala.

XBMC

XBMC

Um efeito secundário inesperado é a criatividade na criação de caixas. O Raspberry é vendido apenas como uma placa, sem nenhum tipo de caixa, pelo que os utilizadores têm de o utilizar sem caixa, comprar uma das muitas caixas desenhadas especificamente para o Raspberry disponíveis na internet ou inventar a sua própria.

raspberry_pi_ilidio

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: