No Dia Mundial da Criança foi inaugurada uma exposição com comboios construídos a partir de variados materiais reciclados/reutilizados, organizada pelos membros do Clube Europeu. Foram projetados e criados vários modelos de comboios.
Sacos e sacos, caixas e caixas de materiais foram a base do nosso projeto! Tínhamos rolhas de garrafas de cortiça, cápsulas de café, tampas de plástico de vários tamanhos que serviram para fazer rodas!
De caixas de cartão, de rolos de papel higiénico e de papel de cozinha, de embalagens de plástico e de cartão, de latas de coca-cola, de embalagens da MacDonald’s, de caixas de queijo fresco, de caixas de cerejas, de latas de salsichas, de copos de iogurtes e de gelados e de caixas e de fósforos fizemos locomotivas, carruagens e atrelados!
Elementos do quotidiano, como anilhas, molas da roupa, frascos de perfumes, cabides, talheres, lâmpadas e tigelas de plástico, foram integrados e acabaram em comboios espetaculares. Em homenagem à artista plástica, Joana Vasconcelos, foi criado um comboio com rosetas! Uma verdadeira obra de arte! Com instrumentos musicais foi montado um comboio, que só faltou dar música!
Com palhinhas e paus de espetadas, as peças foram unidas.
Depois da criação veio a apresentação! Foi criado um cenário, verdadeiramente ferroviário! Foram colocados vários módulos para criar uma exposição circular. Em volta dos módulos, foi colocado um “caminho de ferro” com solipas de cartão e carris em lã. Nem as pedras faltaram para compor a nossa linha férrea.
Depois desta exposição, ficou claro que Reutilizámos e demos vida a vários materiais! ConstRuímos e criámos comboios com imensa diveRsão!
A exposição contou com a ajuda das professoras Luísa Magalhães, Glória Afonso, Rita Santos e Ana Montargil. A professora Sónia Morgado foi uma colaboradora criadora e incansável. A todas as professoras envolvidas, o nosso obrigada.
Professoras Graça Dias e Sílvia Ramadas