Programas a custo zero (7)

Desta vez vamos entrar um pouco pelo multimédia com três programas bem diferentes, mas todos open source.

IrfanView

O IrfanView é um pequeno programa que permite visualizar (de forma muito rápida) e fazer algumas edições básicas (recortar, ajustar cores, brilho, etc) em imagens. Suporta uma enorme quantidade de formatos gráficos e permite fazer a conversão entre os vários formatos em “lote” (ou seja, em grupos em vez de fazermos manualmente um a um). Permite também que se instale um plugin que aumenta ainda mais o número de formatos de imagem com que consegue trabalhar e acrescenta também alguns formatos de áudio e vídeo. É uma ferramenta essencial para trabalhar de forma rápida e eficaz com imagens.

InfraRecorder

O InfraRecorder é um gravador de CDs/DVDs. É muito pequeno, mas oferece uma grande quantidade de funções. Copia discos, permite guardar imagens (ficheiros .ISO) dos discos e depois gravar a partir dessas imagens. Podemos ainda, é claro, criar um disco ao nosso gosto adicionando ficheiros. É a ferramenta ideal para gravar em CD aquele ficheiro ISO com a última versão de linux 😉

VLC

O VLC é uma excelente ferramenta multimédia, mas largamente subaproveitada pela maioria dos utilizadores. À primeira vista parece apenas um leitor de ficheiros de vídeo e áudio (como o Windows Media Player), mas com um aspecto “feio”. Mas debaixo do capô está um verdadeiro motor a jato. O VLC é capaz de ler DVD Video sem haver necessidade de instalar codecs extra, que normalmente são pagos (um codec é o que permite ver e ouvir um determinado formato de vídeo ou áudio). Aceita input de vídeo e áudio a partir de uma série de fontes: ficheiros, dispositivos de captura de vídeo/áudio, streaming a partir da internet e discos. Consegue até ler ficheiros que estão armazenados dentro de ficheiros .ZIP ou .ISO (imagens de discos). Depois de obter o vídeo/áudio a partir de uma destas fontes pode aplicar-lhe uma série de filtros para alterar o tamanho, as cores e até a codificação do vídeo. Podemos depois enviar o vídeo/áudio resultante para um conjunto de destinos (até para vários em simultâneo): para o ecrã, para um ficheiro ou enviar para a rede em streaming. Resumindo, para o utilizador “normal”, o VLC é um excelente leitor multimédia, para o utilizador mais avançado é um autêntico centro multimédia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: