Concurso “Rosa-dos-ventos”

Os alunos do 5.º e 7.º Anos participaram no concurso “Rosa-dos-ventos” dinamizado pelas professoras de História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo, e de Geografia do 3.º Ciclo.

Nos trabalhos apresentados foram utilizados diversos materiais como por exemplo: folhas de árvores, cartolina, madeira, cartão, tela, rolhas, missangas, conchas, fio de lã, molas, prato, colheres e palhinhas de plástico, esferovite, arroz, massinhas, feijão, pedrinhas e até uma jante de bicicleta!

Os trabalhos estiveram expostos no átrio da escola, local escolhido para que a toda a comunidade escolar pudesse admirar a criatividade dos alunos que participaram neste concurso.

Foram apresentados trinta e dois trabalhos, houve uma votação e após a contagem dos votos obteve-se o seguinte resultado: em 1.º lugar – Raquel Parente do 5.ºA, em 2.ºlugar – Rute Santos do 5.ºB e em 3.º lugar – Beatriz Mousaco do 5.ºA e Beatriz Pereira do 7.ºC.

Os alunos participaram activamente no concurso e aplicaram os conhecimentos adquiridos de forma bastante criativa e recorrendo a uma diversidade de materiais.

Texto escrito pelos alunos do 5.ºC

Visita de estudo à Probaixa – Produção de Presuntos da Beira Baixa, Lda, em Mação – 12ºB

Podes ver as restantes fotos aqui.

No passado dia 18 de Novembro, a turma B do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar efectuou uma visita de estudo á empresa Probaixa – Produção de Presuntos da Beira Baixa, Lda, em Mação, no âmbito da disciplina Processamento Geral dos Alimentos.

A Probaixa – Produção de Presuntos da Beira Baixa, Lda é uma empresa que tem como actividade principal a preparação e transformação de produtos à base de carne de suíno, nomeadamente presunto. Fortes laços com a salsicharia estiveram na génese do projecto Probaixa, que se corporizou em 1990 quando alguns descendentes dos maiores expoentes desta actividade no concelho juntaram esforços e recursos para em conjunto edificarem uma das mais modernas unidades produtivas da região e do país.

É objectivo da Probaixa continuar a ser uma empresa em constante evolução, a investigar e desenvolver as características dos seus produtos em benefício de uma maior e melhor qualidade.

A Probaixa produz apenas o produto para os seus sócios, estes depois é que fazem a distribuição pelo país e até mesmo para o exterior, daí a diversidade de marcas com que se apresenta no mercado – Gonçalos, Alcafer, Mepral, Ribeirinha, Ducouto, Oliveira e Granja – que compatibiliza com a polivalência no modo, tipo e formatos adstritos ao presunto.

Visando acompanhar permanentemente as necessidades e exigências do consumidor, foi instalada também uma linha de fatiagem.

Na nossa visita pudemos observar as fases de fabrico do presunto: Descongelação, Salga, Cura / Secagem, Desossa, Descouratar, Prensa, Corte e Embalagem, as fases do processo de fatiagem de presuntos e o respectivo equipamento utilizado.

De um modo geral, considerámos esta visita muito interessante, pois permitiu-nos observar in loco o processo de fabrico do presunto, actividade com raízes ancestrais no concelho de Mação, que se destaca como o maior produtor nacional de produtos de salsicharia tradicional.

(Texto baseado em informação disponível na página Web da Probaixa)

Texto e Fotos: Prof.ª M. Manuela M. Alves

 

Novas mudanças…

Passado que foi o primeiro mês desde a nossa pequena revolução, aqui estamos com nova alteração de imagem, a pedido da maioria de todos aqueles que expressaram a sua opinião sobre o nosso novo formato, na nossa sondagem.

A anterior mudança foi motivada pela necessidade de evoluirmos para uma interface de publicação mais potente e versátil. Por isso mudámos para o WordPress.com. O “layout” escolhido destacava as três notícias mais recentes, mas não era tão funcional do ponto de vista da navegação e leitura das notícias… Parece que não podemos ter tudo…

Desta vez resolvemos adoptar um “layout” que faz a ponte entre o anterior e aquele que agora abandonámos. Este é mais funcional e simples. Esperamos que gostes e continues a dar-nos o prazer de nos visitar para leres as últimas notícias do nosso Agrupamento.

Obrigado por estares aí e fazeres parte dos mais de 5.000 visitantes deste mês.

O S. Martinho no Jardim de Infância de Mação

No dia de S. Martinho o Jardim de Infância de Mação festejou esta data com a realização de uma feira, de produtos característicos da época de Outono. As bancas estavam recheadas com romãs, dióspiros, castanhas, nozes, couves, bolinhos, pão, marmelada, mel, flores e outros.

Os pais deram uma preciosa colaboração na concretização deste projecto, e daqui enviamos a nosso apreço pelo seu empenhamento no sucesso desta iniciativa.

Os proveitos angariados neste evento vão reverter numa ida ao Teatro Politeama, para as crianças assistirem à peça “O sítio do Pica-Pau amarelo”, de Filipe La Féria.

Neste mesmo dia, da parte da tarde, a Biblioteca da EB também organizou uma festa onde ouvimos a lenda de S. Martinho, quadras, provérbios e adivinhas sobre as castanhas. No desfecho realizou-se o tradicional Magusto oferecido pela Junta de Freguesia. As castanhas estavam deliciosas e adoramos ver os meninos do 1ºCiclo a pintar a cara, com a cinza da fogueira.

Para terminar queremos enviar um grande beijinho para as senhoras do Lar da Santa Casa da Misericórdia, e restantes acompanhantes, que vieram confraternizar connosco. Gostamos muito da sua visita e brevemente as crianças vão retribui-la. Também deixamos o nosso mais sincero agradecimento ao DJ Káká e à sua esposa, a dona Inês, pela sua disponibilidade na colocação e uso da sua aparelhagem de som.

Um grande abraço de amizade a todos aqueles que connosco colaboraram!

Texto e fotos: educadoras do JI de Mação

Odessa Commercial Sea Port

You can see more photos by clicking here.

Odessa Commercial Sea Port is one of the largest ports of the Black Sea-Azov range. The Port of Odessa is situated in the Northwest part of the Black Sea (46°32’N, 30°54’Е) on the historically founded merchant ways between East and West.

The technical facilities of the port allow to process more than 21 million tons of dry cargoes and 25 million tons of liquid cargoes annually. Developed infrastructure allows delivering cargo by auto, railway, marine and river transport. Specialized terminals of the port with large park of handling equipment and hauling devices allow handling wide range of cargoes.

Port’s universality provides handling practically of any kind of cargoes: oil and crude oil in bulk, condensed gas; tropical and vegetable oil, technical oil, containers, non-ferrous and ferrous metal; ore, cast iron, raw sugar in bulk; grain in bulk; paper, perishable cargoes in containers; different general cargoes in bags, boxes, parcels, barrels and integrated cargo units.

There are eight handling complexes for dry cargoes processing, passenger complex, oil and container terminals, complex for technical and vegetable oil processing on the 141 hectares of the port territory. Сontainer terminals with annual capacity over 900.000 TEU per year is also at your service. Special (free) Economic Zone “Porto-Franko” is situated on the Quarantine pier.

52 protected berths with total length of quay line of more than 9000 m allow to accept the vessels with cargo carrying capacity up to 100 thousand tons, up to 330 m length and up to 13, 0 m draught.

Besides its main activity (handling and storing of cargoes) the Odessa port provides full complex of high level additional services, such as:

• forwarding;

• customs broker;

• stuffing and unstuffing containers;

• repair of cargo packing;

• cargo marking;

• vessels supplying with water, fuel and lubricants at the berths and on the roadstead;

• taking off sewage, garbage, etc.;

• service of vessels on the base of floating repair station;

• international phone, fax, computer;

• granting of the Passenger Complex exhibition hall for the exhibitions, concerts and other events;

• service of yacht complex;

• guarded TIR-parking;

• information services and other.

The modern Passenger Terminal, situated in the historical part of Odessa close to main city sights (Potemkinskaya Stairs, monument to Duke de Richelieu, etc.), is the biggest in Ukraine. The large cruise ships with up to 330 meters in length are accepted. Throughput of the Passenger Terminal is 4 million people per year.

Passenger Terminal includes Yacht Complex, Marine Art Gallery, 4* Hotel Complex “Odessa”, St. Nicolas Church, concert and exhibition hall, travel agency offices.

Port recognized as a base cruise port of Ukraine and a member of prestige international associations.

You can read this news in Russian here.

You can read this news in Ukrainian here.

Texto e fotos: Dmytro Nazarchuk

Visita de estudo ao Matadouro Margarido’s, Lda. e lagar da Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, Lda. (SAOV) , em Alferrarede – Turma 12º B

No passado dia 3 Novembro a turma B do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar efectuou uma visita de estudo ao Matadouro Margarido`s, Lda. e Lagar da Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, Lda. (SAOV), em Alferrrarede.

A empresa Margarido`s, Lda. dedica­-se ao abate e transformação de carne de porco há varias gerações e é actualmente uma empresa em constante mutação uma vez que, embora mantendo a base no tradicional, utiliza equipamentos de vanguarda e reflecte as obrigações legais no que respeita à, cada vez mais exigente, segurança alimentar. O matadouro próprio confere a faculdade de escolher a matéria-prima, o Know-how, a garantia de um produto com requintes de tradicional e, deste modo, a segurança a cada cliente de um produto final de qualidade superior. Desde sempre tem feito todos os artigos de salsicharia baseando-se na sabedoria antiga! No tradicional.

Na nossa visita tivemos oportunidade de assistir às diferentes fases do abate de suínos: preparação dos porcos para abate em pocilga, condução e lavagem, atordoamento (choque), sangramento, escaldão, depilação e “toilette”,  evisceração, corte da carcaça, corte em meias – carcaças, pesagem, controlo sanitário, rotulagem e refrigeração, cortes e desossa e  estocagem/expedição.

Pode ver as restantes fotos aqui.

A Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, Lda – SAOV foi criada em  2004 e tem como objectivo a produção e comercialização de azeites de grande qualidade. É constituída por uma equipa jovem, que combina a alta tecnologia com a sabedoria transmitida por gerações anteriores.

A empresa exerce a sua actividade nas áreas da olivicultura, vitivinicultura e extracção de azeite, prestando também serviços a outros olivicultores.
Na visita observámos a extracção de azeite, por um processo contínuo: recepção da matéria-prima (azeitona), controlo da matéria-prima, lavagem, moenda, batedura, extracção do azeite (centrifugação e filtração), rotulamento e armazenamento do produto acabado (azeite) e os respectivos equipamentos utilizados.

Texto e Fotos: Prof.ª M. Manuela M. Alves

Exposição “3 continentes, 3 culturas, novos produtos e novos sabores”

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal foi organizada uma exposição que tinha como principal objectivo dar a conhecer os produtos originários dos três continentes que foram ocupados pelos Portugueses durante a Expansão Marítima Portuguesa.

Desde 22 de Outubro até 8 de Novembro realizou-se uma exposição organizada pela professora Lígia Silva e que teve a participação dos alunos do 6.ºAno que trouxeram alguns dos produtos originários dos continentes africano, asiático e americano.

Os Portugueses trouxeram para a Europa muitos produtos até então desconhecidos e contribuíram para a introdução de novos hábitos alimentares.

De África trouxeram malagueta, batata-doce, milho, melancia e café.

Da Ásia vieram as especiarias, como açafrão, pimenta (branca e preta), canela, noz-moscada, cravinho, gengibre e também o chá e o côco.

Da América (Brasil) foram trazidos os seguintes produtos: açúcar, batata, cacau, caju, milho e tabaco.

Na exposição havia uma mesa reservada aos produtos que os Portugueses levaram para cada um dos continentes e que eram utilizados nas trocas comerciais com os povos nativos desses locais, tais como objectos de cobre e de latão, bugigangas, panos coloridos e sal.

Amélia Silva    N.º1 do 6.ºA

João Ferreira   N.º14 do 6.ºA

Visita de estudo à 30ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – Turmas CEF 1A e 12º B

Podes ver as restantes fotos aqui.

No passado dia 27 de Outubro de 2010, a turma B do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar e a turma do 1ºano do CEF Hotelaria e Restauração efectuaram uma visita de estudo ao 30º do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, também conhecido por Feira de Gastronomia de Santarém.
Este é o festival gastronómico mais antigo de Portugal e nele estão presentes todas as Regiões Turísticas de Portugal, Escolas de Hotelaria, Doces Conventuais, Artesanato Regional, Animação Musical e as tradicionais Tasquinhas Gastronómicas.

Na nossa visita tivemos a oportunidade de verificar nas cavalariças anexas da Casa do Campino a participação de restaurantes de diversas regiões do país e das tradicionais tasquinhas, mostrando o melhor da gastronomia de cada um, assim como os convidados deste ano – região da Galiza (Espanha) e S. Tomé e Príncipe.
No Pavilhão do Futuro, estavam expostos queijos nacionais, enchidos diversas especialidades da doçaria nacional – ovos moles de Aveiro, tortas de Azeitão, queijadas de várias regiões e tipos, … e os Pampilhos, Celestes e Arrepiados tão característicos da cidade de Santarém, doces e compotas, licores e outras iguarias.
Na área dos Claustros da Casa do Campino que acolhe diariamente a animação musical, pudemos assistir a uma magnífica exposição/venda de artigos de artesanato.

Texto e Fotos: Prof.ª M. Manuela M. Alves

XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática


Podes ver as restantes fotos clicando aqui.

No dia 10 de Novembro realizou-se a primeira eliminatória das XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Este ano as provas foram alargadas a outros níveis de ensino, dando assim oportunidade aos estudantes mais novos de participar. Assim, no 5.º ano decorreram as Pré-Olimpíadas e nos 6.º e 7.º anos a Categoria Júnior, mantendo-se as Categorias A e B, para os 8.º e 9.º anos e os 10.º, 11.º e 12.º, respectivamente. Participaram no total de 66 alunos. Brevemente serão divulgados os alunos das categorias Júnior, A e B que seguem em frente na competição. Estes alunos irão realizar uma segunda eliminatória no dia 19 de Janeiro. Boa sorte a todos.

Texto e fotos: Agrupamento de Matemática