Dia Mundial da Árvore

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

O objetivo desta comemoração é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. 

Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono) e que 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese (produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono). 

As florestas, em conjunto com as algas marinhas são apelidadas dos “pulmões do mundo”, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte americano do Nebraska e o seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvore promovendo o “Arbor Day“.

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

Os membros do Clube Europeu do AEVH desenvolveram várias atividades para a comemoração do Dia Mundial da Árvore.

Os alunos do Jardim de Infância de Mação, desde o início do ano letivo, têm estado a desenvolver atividades de sensibilização para o ambiente, nomeadamente a necessidade de cuidar da terra e das plantas. Durante o primeiro semestre observaram as modificações ocorridas nas árvores que rodeiam a escola, foram à mata, apanharam folhas e realizaram várias atividades com as mesmas (exemplo a lagarta de folhas da JMAC4), conheceram árvores de fruto como o castanheiro (turma JMAC2), realizaram jogos de faz-de-conta: “Crescer forte como as árvores” (JMAC1), e observaram as alterações das árvores de acordo com as mudanças de estação, reproduzindo-as com variadas técnicas de pintura (JMAC3).  

Todas as turmas plantaram suculentas nos canteiros que se encontram no espaço exterior da escola, dando vida nova e beleza ao mesmo. A turma JMAC3 desenvolveu atividades na horta, prepararam a terra nos canteiros, semearam e plantaram, regaram,  viram as plantas desenvolver-se, colheram as hortícolas, ofereceram às restantes turmas, e em colaboração com os chefes de cozinha do Agrupamento  e com os alunos do Curso de cozinha,  todas as turmas, prepararam pratos saborosos com os seus produtos hortícolas. Com as fotos criaram uma árvore colorida, cujas folhas identificam a turma, de acordo com a cor da sala.

Os alunos da turma MAC3 do 1.º Ciclo, sob a orientação da professora Eugénia Grácio, conversaram em conjunto sobre as árvores que conhecem, identificando as suas partes constituintes e as características de cada uma.

A seguir realizaram três atividades relacionadas com o tema: fizeram o registo de tudo o que as árvores proporcionam ao ser humano na atividade “Obrigado por tudo o que nos dás”; identificaram a sua “Árvore preferida” ilustrando e decorando uma árvore; e por fim realizaram acrósticos a partir da palavra “Árvore.”

Os alunos mostraram-se sempre muito interessados pelo tema abordado e empenhados na realização dos seus trabalhos. No fim de tudo, o grupo era unânime em dizer… “as árvores são essenciais para o ser humano e para o meio ambiente, e consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta.”

Os alunos do 5.ºA redigiram, nas aulas de Português, com a professora Ana Gameiro, acrósticos a partir da palavra Árvore ou da expressão Dia Mundial da Árvore.

Os alunos da turma A do 6.ºAno, a pedido da professora Lígia Silva, de Cidadania e Desenvolvimento, tiraram uma fotografia ao pé da sua árvore favorita, bem como à folha e/ou ao fruto. Depois essas fotografias foram penduradas no tronco de uma árvore.

No 7.º B, os alunos, com a professora Clara Neves, de Francês, escreveram os nomes de várias árvores de fruto de acordo com imagens apresentadas. 

Proteger a árvore é proteger a vida!

O Clube Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Mação comemorou o dia Mundial da Árvore (21 de março), em parceria com o Clube Europeu, com uma exposição de caráter bastante diversificado, dinâmico e apelativo onde foi possível ler informação sobre diversas árvores, escrever mensagens ecológicas e colocar uma fitinha no pulso como símbolo do compromisso da sustentabilidade ambiental.

As professoras Lígia Silva, Olga Pereira e Susana Gueifão

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s