Visita de estudo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA)

No dia 28 de outubro os alunos das turmas A e B do 6.ºAno realizaram uma visita de estudo ao CIBA com vista a proporcionar o conhecimento dos factos mais importantes ocorridos durante a Batalha de Aljubarrota. Durante a visita guiada os alunos puderam conhecer a exposição permanente, assistiram a um espetáculo multimédia, no qual as novas tecnologias ajudaram a perceber o passado, e também participaram numa prova de orientação.

A viagem decorreu sem quaisquer problemas até à Batalha e no autocarro até houve oportunidade de rever a tabuada com base num repto lançado pela professora Filomena Rei no qual os alunos a cantaram de forma bastante animada.

Depois a professora de História e Geografia de Portugal propôs que ouvissem a música “Conquistador” do grupo Da Vinci, cujo tema está relacionado com Expansão Marítima Portuguesa, e que anteriormente já tinha sido ouvida nas aulas, tendo obtido uma grande recetividade por parte dos mesmos que a entoaram com grande fervor.

A primeira paragem foi no Jardim dos Infantes onde foi possível passear, brincar e ainda ler as informações constantes nos vários painéis alusivos à “Ínclita Geração” ou seja aos descendentes de D. João I e de D. Filipa de Lencastre que tiveram uma educação bastante esmerada para a época destacando-se entre outros infantes europeus. Os alunos divertiram-se e puderam ler informações sobre os reis e os infantes, bem como alguns trechos escritos por Fernando Pessoa na obra “A mensagem.”

Chegados ao CIBA fomos almoçar e depois teve início a visita orientada, por uma técnica do serviço educativo, à exposição permanente. A guia foi bastante efusiva nos relatos que fez e respondeu a todas as dúvidas colocadas pelos alunos.

Devido às condições climáticas não foi possível realizar a prova de orientação “Descobrir o passado no presente”, no campo de batalha, mas foi uma boa experiência, porque os alunos tiveram que fazer um jogo, em grupo, no qual responderam a várias questões à medida que iam passando pelas diferentes salas da exposição permanente.

Mas o melhor estava ainda para acontecer! Quando os alunos assistiram ao espetáculo multimédia que os transportou para o século XIV e cujo relato era feito pelo cronista real Fernão Lopes. As luzes apagaram-se e começou a ouvir-se o som de cavalos a trotar, surgiram imagens do filme “A batalha real” e em simultâneo aparecia o itinerário das tropas castelhanas e das portuguesas. A música era maravilhosa e transportou os espetadores para tempos de outrora!

A certa altura é disparada uma bombarda e foram vários os alunos e professoras que se assustaram, porque parecia tão real!

Ainda houve tempo para comprar algumas recordações na loja do CIBA para oferecer aos pais ou para os próprios alunos.

Dos relatos obtidos, a partir da avaliação escrita que os alunos preencheram, conclui-se que foi uma visita que proporcionou uma verdadeira viagem no tempo!

A professora Lígia Silva

Frases escritas pelos alunos sobre a visita de estudo:

Francisca Marques N.º 6 do 6.ºA – As professoras ajudaram-nos durante a visita. Gostei do ambiente durante o almoço e na viagem de autocarro. Também gostei do filme.

Copper Maseko N.º3 do 6.ºA – Aprendi que a Batalha de Aljubarrota foi muito importante para o nosso país. Eu gostei mais da viagem e de ver o espetáculo!

Tomás Barrocas N.º 19 do 6.ºA – Fizemos grupos e participamos num jogo. O que mais gostei foi de ver o filme.

Beatriz Cardoso N.º 2 do 6.ºA – Foi pena estar a chover. Gostei do filme, mas tive pena dos cavalos que morreram na batalha.

Francisco Brito N.º7 do 6.ºA – As professoras foram atenciosas e ajudaram-nos sempre que foi necessário. Não pudemos fazer uma atividade no exterior e tivemos de fazê-la dentro do CIBA. O que mais gostei foi a viagem de autocarro e da visita ao CIBA. Gostei do convívio com os meus amigos!

Mariana Moço N.º 15 do 6.ºA – O que mais gostei foi o filme que era muito realista e “nos fez entrar” na história da Batalha de Aljubarrota.

Alexandre Martins N.º 1 do 6.ºA – O ambiente entre as professoras e os alunos foi bom. Eu gostei mais do filme.

Pedro Saramago N.º 16 do 6.ºA – Gostei da visita!

George Bolocan N.º 8 do 6.ºA – Convivemos uns com os outros. Eu gostei mais do filme!

Leonor Assunção N.º13 do 6.ºA – Como estava a chover não fizemos uma atividade no exterior. Gostei do espetáculo!

Benedita Raimundo N.º 2 do 6.ºB – Gostei mais da apresentação multimédia!  É bom os professores criarem ligações com os alunos fora das aulas.

Vera Gaspar N.º 18 do 6.ºB – Adorei ver o filme. Foi muito divertido!

Martim Ferreira N.º 14 do 6.ºB – Foi pena estar a chover, porque tivemos de fazer a atividade “Descobrir o passado no presente” no interior do CIBA.

Guilherme Alves N. 8 do 6.ºA – No início do filme apareceu um livro como se saísse debaixo da terra e eu não estava à espera de ver!

Diana Mateus N.º 4 do 6.ºB – Gostei muito da apresentação multimédia! Gostei do ambiente entre professores e alunos!

Matilde França N.º 15 do 6.º B – Aprendi que a História tem coisas divertidas! Fiz um jogo em grupo e participei com os meus colegas.

João Loureiro N.º 10 do 6.ºB – O que eu mais gostei  foi do filme que vimos sobre a Batalha de Aljubarrota!

Rúben Dias N.º 17 do 6.ºB – O ambiente entre professores e alunos foi divertido e dinâmico. Eu gostei da forma como o filme foi feito, do cenário, do livro a abrir, das roupas e a apresentação da batalha.

Gabriel Dias N.º7 do 6.ºB – Convivemos com as professoras. O que mais gostei na visita foi o filme sobre a Batalha de Aljubarrota.

Dinis Rei N.º 5 do 6.ºB – Aprendi mais sobre a batalha ao ver o filme apresentado.

Ana Rita Rosa N.º1 do 6.ºB – Aprendi que o  CIBA foi construído no local onde aconteceu a Batalha de Aljubarrota.  Gostei da apresentação multimédia.

Francisco Silva N.º 6 do 6.ºA – Gostei muito do filme e de ver as armas!

Dário Gaspar N.º 3 do 6.ºB – Eu só não gostei quando começou a chover. Gostei muito do filme!

Júlia Lopes N.º 11 do 6.ºB – Eu gostei mais do filme.

Margarida Reis N.º12 do 6.ºB – As professoras estiveram sempre atentas aos alunos e nada de mal aconteceu. Eu gostei de ir ao Jardim dos Infantes e de ver o filme.

Rita Mourato N.º 16 do 6.ºB – Aprendi mais sobre a Batalha de Aljubarrota. O que mais gostei foi do filme.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s