Exposição de trabalhos sobre o “Dia Nacional do Mar”

A 16 de novembro celebrou-se o Dia Nacional do Mar que destaca a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e o desenvolvimento do país.

A data escolhida deve-se à entrada em vigor da “Convenção da Organização das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, a 16 de novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal em 1997. Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental. Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos Marítimos.

Os alunos membros do Clube Europeu do AEVH fizeram diversos trabalhos com vista a dar a conhecer a importância da preservação dos mares.

Os alunos da turma JMAC3 utilizaram técnicas diferentes de pintura, em papel de cenário, para criar os fundos marítimos sobre os quais foram colocados os trabalhos desenvolvidos por alunos mais velhos, tendo ainda realizado também uma morsa com materiais de desperdício.

Os alunos da turma JMAC4, exploraram as obras “Bichos do mar” e “Ovos Surpresa” da coleção “Quem sou eu?” de Cathie Felstead, editada pela editora Impala, que os motivaram a efetuar a pesquisa sobre a tartaruga marinha e a criar uma outra reutilizando cartão e papel amachucado.

Os alunos do 1.º Ciclo, da turma MAC3, sob a orientação das professoras Eugénia Grácio e Susana Gueifão, coloriram a imagem de um peixe, tendo em vista a elaboração de marcadores de livros alusivos ao “Dia Nacional do Mar.” A turma do 5.ºB, com o apoio da Diretora de Turma Lina Dias, participou igualmente nesta atividade, escrevendo nos marcadores provérbios relacionados com o tema.

Nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, os alunos, das cinco turmas do 2.º Ciclo, realizaram origamis de seres marinhos e coloriram várias imagens sob a orientação das professoras Brigita Martins e Rita Santos.

Os alunos do 6.ºA, nas disciplinas de História e Geografia de Portugal, e de Organização Geral e Método, lecionadas pela professora Lígia Silva, fizeram a pesquisa de informação sobre alguns mares, tais como: Amarelo, Cáspio, Báltico, Bering, Egeu, Mediterrâneo, Branco, Morto, Vermelho e do Japão. Posteriormente preencheram uma ficha biográfica referindo dados respeitantes à sua localização, profundidade, extensão e algumas curiosidades respeitantes à origem do nome e seres marinhos que habitam nas suas águas.

Na disciplina de LECA (Ler, Escrever e Contar com Arte) os alunos do 5.ºA, com a ajuda das professoras Luísa Lopes e Raquel Robalo, fizeram acrósticos a partir do nome de alguns seres marinhos, nomeadamente enguia, tubarão, camarão, manta e lagosta.

Os alunos do 6.ºB escreveram, em Português e em Inglês, os nomes de vários seres marinhos.

As diversas atividades implementadas incluíram alunos membros do Clube Europeu e resultam de uma articulação horizontal entre o Pré-Escolar, 1.º e  2.º Ciclos englobando várias professoras que dinamizaram atividades que tiveram uma grande recetividade por parte dos alunos intervenientes.       

A equipa do Clube Europeu do AEVH

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s