“Os Caminhos são para ir…” – Projeto de Cidadania e Desenvolvimento – 11ºA

A turma continua a desenvolver o projeto da Cidadania e Desenvolvimento em articulação direta com o projeto do Parque Arqueo Social “Andakatu”. O projeto contemplou no ano letivo 2021/22, deslocações mensais em que a equipa do Museu de Arte Rupestre de Mação veio à escola ou a escola foi ao Museu.

Pretendeu-se que os alunos saíssem para fora dos muros da escola e que desenvolvessem atividades no parque, no museu ou no ITM em estreita articulação com as disciplinas do currículo (Curso de Ciências e Tecnologias) ou ainda que pudessem, em contexto escolar receber os colaboradores do Museu de Mação.

Quanto às atividades já desenvolvidas, os alunos tiveram a primeira abordagem ao projeto no dia 13 de dezembro: no espaço do ITM, fazendo um curto workshop sobre Geologia, dinamizado pela Prof. Dra. Sara Garcês e participaram numa conversa o Prof. Dr. Hugo Gomes sobre a importância e o impacto da Geologia nas nossas vidas no século XXI.

Depois fizeram voluntariado ao serem colaboradores construtores da cabana do neolítico (transportando molhos de centeio e aprendendo a fazer cordas com ráfia no espaço do Arqueo Parque Social) para a cobertura da cabana. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma pequena explicação sobre a importância da arqueologia e do estudo das ossadas dos humanos deste período da pré-história. Os alunos estiveram acompanhados pelas professoras de FQ, Biologia e Geologia, Matemática e pela DT, Coordenadora do projeto.

No dia 13 de janeiro assinalaram o “Dia da Lógica” na segunda deslocação ao Arqueo Parque Social, onde tiveram o privilégio de participar na atividade “Conversas sobre o que é a lógica”, com o Prof. Doutor Luíz Oosterbeek, o Dr. José António Almeida, Diretor do AEVH, Mação, o Dr. Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação em articulação com as disciplinas de Filosofia e Português e na presença das docentes destas disciplinas e da DT.

A terceira deslocação, aconteceu no dia 21 de fevereiro e envolveu as disciplinas de FQ (reações químicas) e Biologia e Geologia (fermentação), pois os alunos fizeram e viram fazer a moagem do cereal e a cozedura do pão de há 7 mil anos atrás. Também viram fazer queijo com coalho de cardo. Depois, piquenicaram no parque – pão e queijo que levaram de casa, antes do regresso à escola.

No dia 7 de abril, assistiram às “Conferências Internacionais” em língua Inglesa, no Auditório Elvino Pereira, “Arts and Sociocultural Transformation, participando no workshop Bifrost Case Studies in Short Film 2 Arts Activism, Storying Change apresentado pelo Dr. Steven Hartman. Os alunos tiveram a oportunidade de partilhar as suas histórias sobre os problemas que afetam o nosso planeta a nível do clima numa plataforma global que pretende chamar a atenção e educar nas escolas a partir dos currículos disciplinares.

Numa ótica de articulação de saberes, no dia 30 de maio, os alunos participaram numa visita de estudo a três laboratórios do departamento de Geociências, no Pólo II, da Universidade de Coimbra. Através da explicação dos colaboradores e da Prof. Doutora Maria Helena Henriques, os alunos ficaram a perceber melhor a função da Geologia e das Geociências,  na evolução e na interpretação da vida da Terra e as possibilidades de sua aplicabilidade na vida humana.

No âmbito da disciplina de Ed. Física praticaram atividades desportivas que estimularam a velocidade, a força e a agilidade, fazendo caminhada, etc, e, por fim, em junho dinamizaram a atividade “Visita Guiada”, simulando dois grupos de turistas de nacionaidade espanhola e inglesa e respetivos guias turísticos, numa exploração do Parque Arqueo Social “Andakatu”. Assim, concluiu-se o passado ano letivo, com a participação das disciplinas de Espanhol e de Inglês. A Coordenadora do projeto, a DT Sílvia Ramadas participou em algumas reuniões informais com as colaboradoras dos Museu, Dras. Anabela Borralheiro e Sandra Alexandre, no AEVH e no Museu no sentido de orientar os trabalhos.

Este ano o projeto continua…

Assim, no passado dia 2 de dezembro, a turma deslocou-se ao Parque Arqueo Social Andakatu para mais uma ação de voluntariado… As imagens falam por si.

Cidadania e Desenvolvimento – Turma 11ºA

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s