Dia das Bibliotecas Escolares

No dia das Bibliotecas Escolares, vinte e quatro de outubro, o Representante dos Pais e Encarregados de Educação do 6.ºA, Sr. Vasco Marques, disponibilizou-se para ir à turma da sua educanda, Francisca Marques, para participar na atividade “Ouvir com atenção” com a leitura do artigo “Queixoperra, a nossa história” publicado na revista, de História Local, intitulada “Zahara.”

Esta atividade teria a duração de apenas quinze minutos, mas ocupou a aula de História e Geografia de Portugal, devido ao interesse manifestado pelos alunos face às histórias contadas pelo Sr. Vasco Marques sobre a sua terra natal.

Os alunos também intervieram contando algumas tradições dos locais onde vivem e foi com agrado que pude constatar que esta iniciativa resultou numa troca de experiências sobre vivências da história local.

Lígia Silva (Diretora de Turma do 6.ºA)

Começo por agradecer o convite e dar os parabéns ao AEVH pela iniciativa que me parece uma excelente oportunidade para aproximar os Encarregados de Educação à escola.

Oportunidade essa, que além de ler um texto, aproveitei para contar um pouco da história de Mação e das suas aldeias.

Nesse sentido, embalados pelo interesse e o entusiasmo demonstrado pelos alunos, partilhámos  conhecimentos e histórias dos locais onde cada um reside.

Concordo com a necessidade de conhecer a história do país e do mundo, no entanto, julgo que também será importante, ensinar a história da nossa terra, para que os nossos jovens, possam desde a tenra idade, valorizar o que é seu.

Vasco Marques

(Representante dos Pais e  Encarregados de Educação  do 6.º A )

 “Queixoperra, a nossa história”





No dia da Biblioteca Escolar, 
Recebemos uma visita.
O Sr. Vasco Marques presenteou-nos,
Com uma história bem catita.

Falou-nos da Queixoperra,
A sua aldeia do coração.
É uma aldeia pacata,
Cheia de vida e tradição.

Quando longe da nossa terra estamos
Sentimos muita saudade.
É lá que queremos estar,
A bem da Felicidade.

Todos nós devemos assim
Dar valor ao que temos.
Preservar e melhorar a nossa terra,
Ajudar a evoluir no que podemos!

Francisco Brito N.º7 do 6.º A

No dia 24 de outubro o Sr. Vasco Marques foi à minha turma ler um artigo que escreveu sobre a sua terra, Queixoperra, pois era o Dia das Bibliotecas Escolares. Falou da história da sua terra e depois perguntou aos meus colegas se queriam contar alguns costumes das suas aldeias.

Foi uma aula diferente que nos ensinou a valorizar mais a história da nossa terra natal!

Mariana Moço N.º15 do 6.ºA

Eu gostei de ouvir o Sr. Vasco Marques ler um artigo que tinha escrito para a revista Zahara sobre a Queixoperra.

Eu também contei a história pela qual o Pego da Rainha tinha aquele nome, porque é um local onde gosto de passear os dias durante o Verão.

Descobri que o Pego da Rainha deve o seu nome à presença da rainha Santa Isabel que, quando passava naquele local, aproveitava para se refrescar/banhar. Daí o nome Pego da Rainha.

Janaína Pinheiro N.º9 do 6.ºA

Neste dia achei a proposta diferente e importante quando o meu Encarregado de Educação foi ler um artigo, da sua autoria, publicado na revista Zahara, que falava sobre as tradições de uma pequena aldeia chamada Queixoperra, local onde moro.

No artigo falava-se sobre as suas tradições e algumas histórias.

Também houve a partilha de algumas tradições e histórias dos lugares onde cada um dos meus colegas vive e assim pudemos conhecer um pouco mais sobre cada uma das terras.

A presença do meu pai foi muito importante, pois os alunos da minha turma conseguiram aprender um pouco mais sobre as tradições do nosso meio local e a mensagem transmitida foi: Não podemos esquecer o nosso amor à terra onde nascemos!

Francisca Marques N.º6 do 6.ºA

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s