
Infelizmente, os dados mais recentes apontam para o cancro da mama como o mais frequente em Portugal e no mundo e, por isso, durante todo o mês de outubro, o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, através do Projeto Horizonte Solidário, em articulação com o PES, voltou a assinalar, com várias atividades, o Outubro Rosa.
Este ano, com o reaproveitamento de alguns materiais já usados em anos anteriores, construiu-se a Moldura Rosa e, posteriormente, um padlet fotográfico.
Com pequenos apontamentos, embelezaram-se, na cor rosa, todos os Blocos da Escola Sede, do Agrupamento Verde Horizonte, e foram ainda dinamizadas, no dia 19 de outubro, duas sessões de sensibilização para a prevenção precoce do cancro da mama.
Para estas sessões foram convidados elementos do Grupo de Apoio de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Grupo de Apoio Concelhio de Mação. As mesmas destinaram-se às turmas de 12º ano (12ºA e 12ºB) e às turmas do Ensino Profissional, dos décimos e décimos primeiros anos (10.º.B, 10.ºC, 11.ºC e 11.ºD).
Através das ações desenvolvidas, procurou-se, mais uma vez, alertar alunos, professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais para a prevenção precoce do cancro da mama e, em simultâneo, HOMENAGEAR quem passou e passa pela doença.
No dia 19 de outubro foi ainda realizado um almoço convívio entre a equipa HS e todos os convidados que connosco colaboraram na dinamização das sessões.
A todos os que se envolveram nestas ações, o HS vem expressar publicamente a sua gratidão e destacar o seu maior agradecimento aos que se disponibilizaram a estar, para partilhar, na primeira pessoa, o que foi ser… o que é ser um doente oncológico com cancro da mama.
Agradece, assim, às seguintes individualidades: à Matilde Sacavém, coordenadora do Grupo de Apoio de Abrantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro; à Cláudia Almeida, Psicóloga da LPCC; à Paula Villaverde, coordenadora do Movimento Vencer e Viver de Abrantes; à Julita Silvestre, ex-professora e voluntária do Movimento Vencer e Viver; ao Sr. Rui Cardoso, voluntário do Grupo de Apoio Concelhio de Mação e à Isabel Mendes, Técnica do Banco Local de Voluntariado de Mação.
O HS agradece, ainda, o maravilhoso almoço que contou também com o “toque” dos alunos de Cozinha, que nos receberam, como é seu costume, com toda a pompa e circunstância! Para todos vós e para os Chefes, Raquel Rosa, Bárbara António e Tiago Ferreira, a nossa maior gratidão! “Juntos vamos mais longe!”
A Equipa Horizonte Solidário