Debate – “Transformar a Educação: Dá voz às tuas ideias!”

Conclusões – 3.º ciclo

Na sequência da atividade dinamizada na biblioteca escolar, coordenada pelo projeto Comunicar Saberes na pessoa da professora Lucília Nogueira, os alunos das turmas de oitavo e nono anos foram desafiados a refletir sobre o tema Transformar a Educação: Dá voz às tuas ideias!

Após visionamento de um vídeo, intitulado “Acima e Além”, e sob a orientação dos moderadores, os discentes tiveram a oportunidade de refletir e discutir várias questões relacionadas com as suas expectativas face à escola do futuro.

Após caloroso debate, verificou-se que a maioria dos alunos concorda que lhes deverão ser fornecidos materiais diferenciados, adequados às características específicas de cada um, para que todos possam atingir os resultados idealizados: “Diferentes alunos, diferentes materiais” e “Se cada aluno é diferente, a avaliação tem de adequar-se a cada indivíduo”, foram palavras de ordem.

De igual forma, e face às diferentes áreas de aprendizagem/interesses, considerou-se que deverá ser dada aos discentes a oportunidade de, nelas todas, demonstrarem o seu potencial. Fazer trabalhos iguais, dizem, limita o horizonte dos estudantes e não desenvolve as suas capacidades.

Relativamente aos trabalhos de grupo, estes são, no entender dos intervenientes, ótimos para desenvolver as suas competências. Contudo, nem todas as disciplinas privilegiam, com a frequência desejável, esta estratégia. Por outro lado, há grupos que obtêm melhores ou piores resultados, consoante as capacidades dos alunos que deles fazem parte, facto que não consideram muito adequado.

Para contrariar esta constatação, consideram fundamental a existência de um líder que consiga coordenar e incentivar a participação de todos. Acreditam que, deste modo, o trabalho será verdadeiramente colaborativo, podendo mesmo verificar-se uma autêntica aprendizagem por parte de todos os seus membros.

Concluiu-se, então, que todos devemos aprender a trabalhar com diferentes colegas, respeitando as suas características. Para isso é essencial que cada um coloque, ao serviço do grupo, as suas capacidades.

De modo geral, todos concordaram que a escola oferece oportunidades de aprendizagem que permitem aos alunos irem acima e além, preparando-os para enfrentarem os desafios do século XXI. Contudo, alguns aspetos deverão ser melhorados, nomeadamente a aposta dos professores em utilizarem mais atividades inovadoras que coloquem o aluno e os seus interesses no centro das aprendizagens, levando-o a resolver, de forma mais autónoma, problemas e desafios. Continuar a privilegiar a diferenciação pedagógica, bem como minimizar qualquer tipo de discriminação em sala de aula, é traço fundamental.

Finalmente, para que os discentes possam usufruir plenamente de todas as oportunidades que lhes são e/ou possam ser proporcionadas na escola, é imprescindível o seu empenho, espírito de iniciativa e de colaboração, acolhendo com entusiasmo, responsabilidade e interesse as atividades inovadoras e diferentes que lhes forem propostas.

Todavia, a escola continua refém dos exames, impedindo, muitas vezes, a valorização das Soft Skills: Crítica, Colaboração, Comunicação e Criatividade.

A terminar, referiram que a Escola do século XXI não devia estar presa à monodisciplinaridade, devendo criar muito mais oportunidades para os alunos apresentarem as suas ideias e, assim, desenvolverem a sua criatividade.

Segundo o testemunho da aluna Iara Dias, “a escola limita, por vezes, a criatividade e habilidades dos alunos, pelo que deveriam ser propostas atividades mais lúdicas e outros métodos que estimulassem estas competências. Somos crianças, não somos robôs.”. De acordo, ainda, com o testemunho da aluna Matilde Borges, “os testes causam muita pressão, pelo que a avaliação dos discentes deveria contemplar, cada vez mais, outro tipo de atividades realizadas em sala de aula”.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s