Oceanos: atividades e profissões

A superfície do planeta Terra é constituída por 71% de água. Grande parte da população mundial vive na proximidade  de meio aquático onde “existem recursos em abundância”. É inevitável que ao longo dos séculos muitas das atividades humanas se desenvolvam junto dos rios, mares e oceanos e que o Homem sinta necessidade de  os conhecer. As turmas do quarto ano realizaram trabalhos relacionados com essas atividades. 

Os alunos da turma MAC5, procuraram saber de que forma algumas atividades humanas podem ou não pôr em causa a sobrevivência dos ecossistemas marinhos: A pesca de arrasto  pode levar à extinção de espécies marinhas versus pesca artesanal ou tradicional mais sustentável;  a poluição, causada pelas viagens e transporte de mercadorias,   bem como   pela extração de petróleo e gás natural e  ainda pelos lixos que ficam nas águas, pode causar a morte de plantas e animais   marinhos. Há, no entanto, outras atividades que não são prejudiciais, como alguns desportos entre os quais o surf ou mergulho.

Já os alunos da turma MAC6, pesquisaram profissões ligadas ao “mar” e ilustraram-nas. Pescador, biólogo marinho e nadador-salvador, foram algumas das profissões representadas. Apesar de quase metade da população mundial depender diretamente dos recursos marítimos e costeiros, existe atualmente a preocupação de preservar o meio ambiente e de explorar os recursos marinhos de uma forma consciente. Esta atividade, promoveu neste grupo de alunos, uma maior consciencialização e compromisso na proteção dos rios, mares  e oceanos.

Todos os trabalhos integraram a exposição do Dia Mundial dos Oceanos.

As professoras Olga Pereira e Susana Gueifão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s