Visita de Estudo a Cobragança

No dia 3 de junho, as duas turmas de 7ºano partiram à descoberta das gravuras históricas na estação arqueológica de Cobragança, no Caratão.

Esta saída de campo foi feita no âmbito das disciplinas de História, Geografia, Ciências Naturais e CPM, por isso houve muitas aprendizagens que pudemos demonstrar e comprovar no local.

Assim que saímos do autocarro, partimos à aventura num caminho de terra batida até ao local onde dois blocos rochosos escondiam as gravuras feitas há mais de 3 mil anos, na Idade do Bronze. As gravuras foram feitas em rochas de arenito e conglomerado, que não existem muito em Mação. Ao longo do tempo a erosão, em particular a causada pelos incêndios das últimas décadas, têm danificado as gravuras, algumas até desapareceram.

Fomos acompanhados pela Dr.ª Anabela do Museu de Mação que nos falou também do Cavalo do Ocreza, ainda do Paleolítico, gravado em xisto. As gravuras de Cobragança vão desde círculos a quadrados que podiam representar escudos, alfaias agrícolas, plantas de casa, etc.

Aproveitámos para observar a Serra do Bando com as suas cristas quartzíticas, típicas da paisagem metamórfica de Mação, lá ao longe a capela de S. Gens recordou-nos da lenda e dos incêndios.

De seguida dirigimo-nos a um sítio mais amplo para tomar o pequeno-almoço e ver as conheiras: amontoados de pedras arredondadas de onde os homens retiravam os minérios que interessavam, como ouro ou cobre. Para este trabalho era preciso lavar as rochas, pelo que muitas conheiras estão perto de rios e ribeiras e Mação tem muita água.

Para terminar esta visita, continuámos a caminhada até às Casas da Ribeira e dirigimo-nos à ponte Velha, construída no reinado de D. Maria I, séc. XVIII, a pedido da população. As paredes da ponte são feitas de xisto e a calçada de quartzito, por ser uma rocha mais resistente. Devido a vários acontecimentos tristes quando os viajantes tentavam atravessar o rio foi construído à entrada da ponte um nicho para relembrar as alminhas dos que ali morreram.

Gostámos muito da visita pois aprendemos mais sobre as gravuras.

A turma do 7ºB

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s