The Trash Traveler: palmilhando Portugal na luta contra o plástico

Uma carrinha “pão de forma”, uma prancha de surf, uma bicicleta, um cão, um ukulele e um sonho – o de chegar às crianças e jovens – sempre fez parte dos grandes objetivos do biólogo molecular e ativista ambiental Andreas Noe, que participou, em 2019, no desafio mundial “julho sem plástico”, momento que o fez interrogar-se sobre aquilo que a humanidade está a fazer à saúde do nosso planeta.

Foi assim que, pondo mãos à obra, iniciou uma viagem de consciencialização ambiental, em território nacional, com o projeto “The Trash Cycle” e, imagine-se, nos primeiros 117 dias apanhou cerca de 400 quilos de lixo! “Não é o meu lixo, mas é o meu mundo”, explicou numa das suas publicações.

Com esta viagem conta atravessar Portugal de lés a lés, a uma média de “40 a 50 quilómetros por dia”, fazendo um total de 3 mil quilómetros a pedalar, sem folgas, com várias paragens ao longo da costa e em cidades do interior, onde serão dinamizadas diversas ações de limpeza diárias e de sensibilização para a emergência climática, em conjunto com escolas, ONGs, municípios e o público em geral. Tudo isto porque considera importante alertar a população para as consequências, tantas vezes irreversíveis, do lixo marinho.

Andy acredita que uma solução importante para o futuro do planeta é a educação. Para ele, um trabalho de amor é chegar às escolas e realizar divertidas aulas sobre plástico e resíduos. Acredita que, com a sua abordagem positiva e de mente aberta, também os jovens se divertirão a colecionar plástico e a cantar músicas sobre o tema.

No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento “Do rio ao mar”, de mãos dadas com o Clube Eco-Escolas e o Clube Ubuntu, Mação foi um dos lugares escolhidos para uma paragem deste biólogo, alemão de nacionalidade. O encontro ocorreu no dia 16 de maio, no auditório da escola sede do AEVH onde, em duas sessões, uma para os alunos do ensino básico e outra para os do ensino secundário, Andy, também conhecido nas redes sociais como “The Trash Traveler”, fez uma apresentação do seu projeto, “The Trash Cycle”, com o qual pretendeu alertar a comunidade escolar para poluição marítima provocada pelo plástico descartável.

Para, com humor, alertar consciências e a sua mensagem passar, sem julgamentos, de forma o mais eficaz e positiva possível, Andy partilha diariamente as suas histórias no Instagram https://www.instagram.com/thetrashtraveler/ e Youtube https://www.youtube.com/channel/UCynJ5MdaMdfRZG7XAmZ7TjA, fazendo uso de fotos e vídeos engraçados e tocando sempre, com o seu ukulele, uma nova música, cujo tema é o lixo que apanha. Espera, com esta abordagem, uma maior recetividade, por parte de quem o vê e ouve, à adoção de rotinas sustentáveis, com vista à preservação do meio ambiente e à luta por um mundo mais verde.

A missão deste ativista climático e ambiental passa, também, por sensibilizar os decisores políticos para a necessidade de implementação de um sistema de depósito de bebidas ou de embalagens de take away em Portugal. Todas as garrafas, latas e embalagens de uso único, recolhidas durante as limpezas, serão utilizadas para um evento final, altura em que Andy demonstrará a quantidade de lixo que poderia ser salva por um sistema de depósito.

Pelo futuro do ambiente, o que fazer para evitar que o plástico e outras embalagens descartáveis cheguem aos nossos mares e oceanos?

Andy exige a aplicação de taras para as embalagens de bebidas de plástico, vidro e metal, com o objetivo de reduzir o impacto negativo das mesmas no meio ambiente. Para isso criou uma petição que precisa do seu apoio. Para a assinar é só clicar no link  thetrashtraveler.org 

Pela saúde do Planeta, faça escolhas sustentáveis!

Profª Ana Gameiro,

Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s