A Organização Mundial de Saúde define atividade física como sendo qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos, que requeiram gasto de energia, incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens ou atividades de lazer.
O Dia Mundial da Atividade Física foi celebrado pelas duas turmas do 1.º ano da Escola Básica de Mação, em parceria com o Museu de Mação, com a realização de uma caminhada até à Anta da Foz do Rio Frio, em Ortiga.
Pequenos e graúdos exercitaram corpo e mente, pois, para além de combater a obesidade, fazer exercício físico reduz a ansiedade, aumenta a autoconfiança, melhora a qualidade do sono e mantém a memória em forma!
E foi a movimentar o corpo e a aumentar o bem-estar, que assim se passou uma manhã de abril muito agradável, repleta de alegria e boa disposição, onde crianças e adultos puderam desfrutar dos benefícios da caminhada livre pela natureza e da observação de vestígios, quer do passado, quer do presente.
Durante a caminhada, o grupo pôde observar ao pormenor a fauna e a flora da região, ouvir os sons tranquilizantes e apaziguadores da natureza, encher profundamente os pulmões de ar puro e apreciar os cheiros suaves e florais que se faziam sentir. E quão agradável foi, para este grupo de “caminhantes”, desfrutar das belas paisagens envolventes, com o rio Tejo ali tão perto!
Sabendo que é preciso preservar o planeta e torná-lo mais sustentável, no final, de corpo e alma renovados, todo o grupo refletiu sobre os impactos negativos do homem no meio ambiente, tomando consciência da necessidade urgente de dizer não à poluição.
Em suma, os pequenos-grandes “ambientalistas” do 1.º ano aprenderam com emoção a lição. Aprenderam que exercitar o corpo é importante e benéfico para a saúde e que preservar e conservar a floresta, os rios, o ambiente envolvente é um dever de todos nós!











Professores: José Manuel Sequeira e Eugénia Grácio