
Será a liberdade uma vontade de realizarmos algo a cada momento? Ou será uma conquista de momentos fundamentais para vivermos uma plena liberdade?
Muitos lutaram e morreram por quererem mais liberdade. Exercemos a liberdade através das nossas escolhas, mas nem todas as escolhas podem ser feitas, não porque não queremos, mas, sim, porque não podemos, como por exemplo, ao nascermos, não podemos escolher as nossas características físicas. Com o passar do tempo ficamos cada vez mais senhores da nossa vida e a ter de escolher a roupa que vestir, “escolher” a nossa vida profissional, o clube de futebol, etc.
Infelizmente, nem tudo é um mar de rosas e várias pessoas morreram por querer ter liberdade. Temos o exemplo de Malala que foi vítima de um atentado por defender o direito das meninas de irem à escola no seu país. Sendo que nos dias de hoje as meninas frequentam a escola.
Temos, outro exemplo, o de Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar em Portugal, tendo conseguido que as mulheres hoje em dia tenham o direito ao voto.
Atualmente, já estamos um pouco mais avançados com o direito à liberdade, mesmo assim existem pessoas que não têm esses mesmos direitos, infelizmente.
André Loureiro, 12ºA