Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação comemorou o 73.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a dinamização de várias atividades que envolveram alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos.

Após o visionamento de vídeos e a leitura dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos membros do clube, escolheram uma palavra-chave alusiva a um artigo e escreveram-na num marcador. Mas os marcadores de livros eram todos diferentes… e imaginem, tinham desenhos de animais marinhos, porque o tema dos Clubes Europeus para 2021/2022 é “Os oceanos” e fazia todo o sentido relacionar essa temática com a atividade proposta pelo Clube Europeu.

Cada aluno escolheu o marcador que mais gostou e coloriu-o dando-lhe um toque pessoal.

Os marcadores foram colocados, num total de 178 (5.º/6.º/7.ºAnos) e 14 (1.º Ciclo) num placard no 1.º piso em frente à sala de professores. Nesta exposição também colaboraram os alunos do 9.º Ano com a realização de marcadores e, na montagem da exposição, alunos do 12.ºA.

Nas aulas de Educação Visual, alguns alunos do 5.º Ano de escolaridade aplicaram a técnica do Ponto e Linha e criaram marcadores bastante originais.

Técnica do Ponto e Linha

Os alunos do 5.º e 6.ºAnos, nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, coloriram letras para depois formar palavras associadas aos Direitos Humanos colando-as em cartazes que ficaram suspensos nos tetos da sala de professores, no átrio e corredor do Bloco B.

Os Direitos Humanos a esvoaçar para todos cativar!

O Clube Europeu do AEVH endereça um agradecimento especial aos professores Rita Santos e Rodrigo Goulão por terem colaborado na realização destas atividades incentivando os alunos a aplicar técnicas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, mas também a refletirem sobre os Direitos Humanos.

A comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos também incluiu uma exposição de livros e de filmes que abordam diretamente histórias com vista à reflexão sobre a importância do cumprimento desses direitos.

Numa vitrina, gentilmente cedida pelo Professor Bibliotecário António Bento, foram expostos cinco livros e sete filmes em DVD, da Biblioteca Escolar, contribuindo para um maior conhecimento da temática dos Direitos Humanos.

Na vitrina também foram colocados onze livros sobre algumas personalidades defensoras dos Direitos Humanos, tais como Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Martim Luther King, Aristides de Sousa Mendes e Malala.

A propósito de Defensores dos Direitos Humanos, foram selecionadas frases proferidas por doze personalidades e imagens dos mesmos: Mahatma Gandhi, Dalai Lama, Nelson Mandela, Malala Yousafrai, Aristides de Sousa Mendes, Muhammd Yunus, Óscar Arias Sánchez, César Chávez, Malcom X, Eleanor Roosevelt, Desmond Tutu e José Ramos-Horta.

É importante recordar pessoas que ao longo das suas vidas defenderam os Direitos Humanos e como algumas delas sofreram na pele a incompreensão e a violência de uma sociedade pouco igualitária e racista.

Para além destes livros e filmes, também faziam parte da exposição treze títulos de livros e catorze cartazes de filmes com o intuito de levar a comunidade escolar a refletir sobre os Direitos Humanos.

No dia 10 de Dezembro cada professor pôde escolher um marcador (fotocópia) feito pelos alunos membros do Clube Europeu do AEVH de modo a relembrar os Direitos Humanos sempre que lê um livro.

As professoras Anabela Ferreira e Lígia Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s