MAPAS / MAPEANDO PARA APRENDER

No dia 9 de novembro, os corredores do Bloco C, piso 0, ficaram repletos de mapas. Víamos a Professora Leonor e a Professora Paula com mapas, o professor José Manuel Sequeira em cima de uma cadeira a colocá-los…. O que se passaria? Mapas? Como os entender? Estariam a esquecer-se que usamos GPS e o Google Maps?

Quando tudo acalmou, começámos a olhar para tentar perceber como entender as cores, os desenhos, os números, os gráficos, mas entender só mesmo o nome dos países, rios, oceanos, serras…

Depois, um desafio foi lançado: “Desenhem um mapa que vos apeteça” e começou a AVENTURA DOS MAPAS.

No dia seguinte, dia 10, quarta-feira, fomos convidados a assistir a uma AÇÃO sobre A GEOGRAFIA DOS MAPAS, com o objetivo de nos sensibilizar para a utilidade dos mapas no dia a dia das nossas atividades. Através um conjunto de atividades práticas, com base em jogos didáticos e exercícios práticos, conseguimos compreender a noção de escala, de território e o sentido de orientação geográfica, com base em mapas. A mesma foi orientada por uma Professora do Instituto Politécnico de Tomar que, de uma forma muito divertida, conseguiu que percebêssemos os mapas, as escalas, as cores, as legendas e conseguiu que todos desenhássemos o mapa do local onde se localiza a nossa escola.

Estas atividades foram muito giras e interessantes. Agora olhamos para os mapas e sorrimos, pois já temos uma relação de compreensão com eles. A mesma ação também decorreu na sala dos nossos amigos da MAC 5.

APRENDER É DIVERTIDO!

Alunos da Turma MAC 6 – EB de Mação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s