Escolas Ubuntu | “Que as suas escolhas reflitam as suas esperanças, não os seus medos”

Formanda UBUNTU

Após dois dias de formação teórico-conceptual, em formato digital, que marcou o início da fase inicial da Formação de Educadores – Educação para a Cidadania através de Ubuntu, seguir-se-ão outros dois de capacitação prática, em formato presencial, após os quais será implementada a Semana Ubuntu e a animação do Clube Ubuntu no nosso Agrupamento.

Depois de aprendizagens fabulosas e de partilhas tão enriquecedoras e deveras inspiradoras que se viveram numa primeira fase de formação, e da expectativa que levamos para os próximos dias 11 e 12 de novembro,  em que decorrerá a segunda fase de aprendizagens, a esperança que mantemos para a Semana Ubuntu do Agrupamento é um brilho nos olhos, irradiados pela confiança e pela vontade crescente de fazer mais e melhor, o coração a borbulhar de emoção, a alma a transbordar de luz e cor e a palavra ESPERANÇA, sentida de forma veemente e renovada em cada sílaba… ES-PE-RAN-ÇA num mundo melhor! ES-PE-RAN-ÇA na “estrada” UBUNTU!

Porque é urgente repensar o conceito “Escola”, acreditamos que a Formação Ubuntu é a resposta que muitos procuram quando pensam num sistema escolar mais inclusivo, equilibrado e que defenda os valores da dignidade humana.

Sendo os jovens de hoje os líderes de amanhã, para a Semana Ubuntu do AEVH esperamos que alunos e professores possam vivenciar uma experiência única e marcante, usufruindo ao máximo de todos os momentos, reflexões e partilhas. Que ao longo da mesma, os nossos jovens possam descobrir a importância de serem “Capitães da sua alma”.

Que a Formação Ubuntu os transforme em cidadãos mais empáticos e resilientes, capazes de serem líderes servidores da sua comunidade. Que JUNTOS, professores e alunos, possamos lançar a semente que fará crescer a “estrada” Ubuntu. Que juntos possamos construir pontes e edificar a “magia” Ubuntu na Escola. Que juntos possamos manter aberta a janela para o MUNDO e para o SENTIR do OUTRO. Que juntos possamos imergir na essência de cada um de nós, semeando afetos e sorrisos. Que juntos possamos aprender a colocarmo-nos no lugar dos demais, por forma a abrirmos horizontes verdejantes e a plantarmos felicidade e esperança no coração de cada membro desta grande família chamada “Comunidade Escolar do AEVH”.

Ana Gameiro

(Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s