Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

Decorreu, no passado dia 12 de outubro, no Centro Hindu de Portugal, em Lisboa, a cerimónia pública de entrega da 1ª edição dos Prémios Gandhi de Educação para a Cidadania, subordinado ao tema “Bem-estar animal”, tendo o nosso Agrupamento, entre outras 30 escolas de norte e sul do país, sido um dos premiados com o Selo “Escola Gandhi”.

Participaram nesta cerimónia, em representação de todos aqueles que estiveram envolvidos no Projeto Interciclos do AEVH, o professor José António Almeida, Diretor do Agrupamento, e Margarida Saramago, aluna do 11.º ano da escola sede.

Esta iniciativa da DGE pretendeu reconhecer as escolas que, tendo como base uma cultura humanista, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo, enquanto bem comum a preservar, desenvolveram projetos inspirados nos pensamentos e afirmações de Mahatma Gandhi, um dos grandes líderes pacifistas do Séc. XX e da luta pela liberdade e dignidade da pessoa humana, dando a conhecer a visão humanista das suas ideias no combate à intolerância, à discriminação e ao autoritarismo.

Esta distinção, que visou ainda reconhecer a relevância do trabalho realizado por toda a Comunidade Educativa no âmbito do domínio do Bem-Estar Animal, permitiu aos alunos envolverem-se em metodologias ativas, promotoras de oportunidades de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, reveladoras de uma cultura de escola cujos valores estão em consonância com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O AEVH congratula e agradece a todos aqueles que, de forma dinâmica e entusiástica, se envolveram no supracitado projeto, contribuindo para elevar e levar ainda mais longe o nome de um Agrupamento que acredita na formação de alunos responsáveis, autónomos, solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.

Citando Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, “Ser uma Escola Gandhi é também levar na mochila, que se leva todos os dias para a escola, o estimular da participação cívica. É ter uma escola em que falamos com os outros, em que protegemos os outros e em que levamos aquilo que nela aprendemos para as nossas comunidades”.

A cerimónia de entrega do Prémio Gandhi está disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=c2qsSb_ZvE8

E porque os jovens de hoje são quem determina o futuro de amanhã, que juntos, alunos, pais, professores, assistentes técnicos e operacionais e parceiros, possamos continuar a crescer em e com valores.

Ana Gameiro,

Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s