“Bem-estar animal”, um projeto interciclos

Foi desenvolvido no nosso Agrupamento o Projeto ”Bem-estar-animal”, que uniu alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e comunidade em geral em torno de uma causa comum: o bem-estar de todos os animais de estimação.

Para além da consolidação de aprendizagens desenvolvidas na componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, este projeto teve como grande objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar para o facto dos animais deverem ser tratados com respeito, terem direitos próprios e necessitarem de condições dignas de vida, bem como de cuidados médicos. Pretendeu-se, de igual modo, alertar a população para o problema da multiplicação de colónias de animais de rua em Mação, sobretudo gatos, através da promoção de uma campanha de sensibilização e esterilização estabelecida com o veterinário Bruno Ribeiro.

Considerando os objetivos do projeto, procurou-se criar uma cadeia de partilha de experiências e saberes sobre os direitos dos animais e o seu bem-estar físico e emocional, que envolvesse os vários ciclos de escolaridade, do pré-escolar ao ensino secundário. Para que os elos dessa cadeia se encadeassem, o projeto foi operacionalizado com diversas atividades (flyers, origamis, móbiles, poemas, desenhos, poesia visual, animais 3D, cartazes, ilustração de pensamentos humanistas), que resultaram numa exposição coletiva, na escola sede do Agrupamento, da qual se destaca a construção de modelos de animais, feitos com material reciclado pelos alunos e encarregados de educação do 1.º ciclo, turmas MAC3 e MAC4, e a elaboração do mural “Eu amo o meu animal de estimação”, que envolveu toda a comunidade escolar através da entrega de fotos repletas de emoções, quer dos animais, quer dos respetivos donos/cuidadores.. Esta exposição contou também com a colaboração da artista residente, Francisca Correia, e do Clube Artes de Palco que tão bem ajuda a promover a Arte na nossa escola.

Acreditamos que um projeto que motive os alunos e as suas famílias, abraçando a comunidade educativa, é o ponto de partida para a mudança de mentalidades e de atitudes! Por tudo isto, temos a certeza de que o BEM-ESTAR ANIMAL é uma realidade que continuará a ter eco no futuro, dado que entrou, de forma sólida, no coração de todos, sobretudo no dos nossos alunos!

Como nota final, apraz-nos relembrar que a campanha “Mês da esterilização” se encontra a decorrer até ao final do mês de junho.

Prof.ª Ana Gameiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s