
O bem-estar animal exige a ação conjunta de todos nós. Se não cuidarmos dos animais, eles sofrerão e poderão morrer. Compete-nos a nós, humanos, preservar a sua saúde. Compete-nos a nós satisfazer as suas necessidades físicas e mentais. Livrá-los da fome, da sede, da doença, do perigo, do sofrimento, do medo, do abandono, dos maus-tratos.
Para que os animais sejam respeitados, não podemos ficar parados. É preciso agir para que todos eles possam viver com dignidade, liberdade e amor. É preciso compreender as suas necessidades. E porquê? Porque os animais também sentem e sofrem. Tal como nós, eles também têm os seus direitos. Nunca nos podemos esquecer disso.
Como ajudá-los? Poderás seguir alguns dos conselhos que a seguir enumeramos.
1- A decisão de ter um animal de estimação implica uma enorme responsabilidade. Garante comida e água fresca, cuidados veterinários, liberdade e carinho ao teu animal de estimação.
2- Nunca o abandones. Tu também não gostarias que te fizessem isso!
3- Evita o sobrepovoamento e doenças indesejáveis, esterilizando-o.
4- Se tiveres condições para isso, adota um animal! Torna-o parte da tua família. Ele ficar-te-á eternamente agradecido.
5- Dedica-te ao voluntariado animal! Se não tens dinheiro para doar, doa o teu tempo. Dá colo a um animal a quem tudo foi tirado! Ganha um amigo fiel e grato para toda a vida!
Contamos com a tua colaboração nesta causa que é de todos. Ajuda-nos a acreditar num mundo melhor. Um mundo onde a saúde e o bem-estar dos animais seja uma preocupação e interesse constantes, porque UM ANIMAL NÃO É UM BRINQUEDO!
Lembra-te que um animal é um AMIGO! Um amigo para TODA A VIDA! Nunca te esqueças de que ele necessita de CUIDADOS BÁSICOS diários. De que ele precisa da tua ajuda, atenção, proteção e carinho! Sê responsável e age em prol do bem-estar animal!
“A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados.”
Mahatma Gandhi
5.ºA