O tema do ano 2021 dos Clubes Europeus é “Pacto Ecológico Europeu – O Transporte Ferroviário promove a mobilidade sustentável” e os membros do Clube Europeu AEVH decidiram realizar diversas atividades com o objetivo de valorizar o património ferroviário nacional, com vista a que os alunos conheçam e compreendam o funcionamento das principais linhas de circulação ferroviária em Portugal; alertar para a necessidade de adotar comportamentos amigos do Ambiente e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Com vista a conhecer e a compreender o funcionamento das principais linhas de circulação ferroviária em Portugal o Clube Europeu mobilizou os seus membros da turma B, do sexto ano, na disciplina de História e Geografia de Portugal, no âmbito do tema “Portugal na segunda metade do século XIX – modernização dos transportes” para a pesquisa de informação sobre a origem da máquina a vapor, os seus inventores, a sua aplicação nos meios de transporte e as várias profissões ligadas ao transporte ferroviário.
Os alunos selecionaram informação sobre personalidades relevantes para a implementação da rede ferroviária, bem como a evolução do transporte ferroviário desde o século XIX até à atualidade.
Após o trabalho de pesquisa e seleção de informação, foram redigidos textos sobre os inventores James Watt, Thomas Newcomen e Robert Stephenson, bem como as profissões diretamente ligadas ao transporte ferroviário, mas sempre na primeira pessoa. “Eu sou… construtor de linhas férreas, maquinista, guarda-freio, fogueiro, bagageiro, revisor e guarda de passagem de nível.
Os alunos também pesquisaram dados biográficos sobre os monarcas D. Pedro V e D. Luís, bem como do ministro Fontes Pereira de Melo que foi o grande impulsionador da construção de estradas, pontes, viadutos e de uma rede de caminhos-de-ferro, tornando o comboio o meio de transporte mais importante da época.
Foram ainda redigidos textos descritivos das estações de caminho-de-ferro emblemáticas do período em estudo, tais como Santa Apolónia e Central do Rossio, bem como dos equipamentos existentes nessas estações como o relógio e o sino.
Imaginem só que até um mapa e um bilhete de comboio também falaram, mas sempre na primeira pessoa!
Na exposição estiveram patentes os trabalhos sobre o Sud-Express, o Alfa Pendular, o Train à Grande Vitesse (TGV), o Maglev e o comboio Bala, tendo a viagem efetuada sido bastante longa.
Um dos alunos trouxe a farda usada pelo seu avô, que trabalhou na Estação de Alvega-Ortiga, que esteve sempre vigilante para não haver descarrilamentos!
Foi uma longa viagem, mas todos chegaram ao seu destino…mais enriquecidos!
Texto e fotografias de Lígia Silva