Mãos dos Direitos Humanos

Numa aula de Cidadania e Desenvolvimento falámos sobre os Direitos Humanos.

A professora Lígia Silva mostrou-nos um vídeo que apresentava os 30 direitos fundamentais que deveriam regular todas as relações humanas.

Há várias abordagens à Declaração Universal dos Direitos Humanos que focam mais uns ou outros desses direitos. A que aqui analisámos surpreendeu-me pela positiva, pois não imaginava que tínhamos direito a tanta coisa!

Todos os Direitos devem ser protegidos, especialmente aqueles que mais falta nos fazem no dia a dia, como o direito a uma casa, uma nacionalidade, uma família, o direito à segurança própria, e muitos outros.

A seguir ao visionamento deste vídeo foi realizada uma atividade que consistiu em desenhar a nossa mão, escrever no seu interior o direito atribuído a cada um e, em seguida, fazer ilustrações alusivas a esse direito.

A mim calhou-me o direito à Liberdade: desenhei uma pessoa com algemas partidas, como quem acaba de sair da prisão em liberdade; desenhei também uma pomba e alguns cravos vermelhos.

Depois de pintado e recortado, só faltava guardar aquela mão dentro do coração, porque é nele que se armazenam as recordações bonitas.

Ana Claro  N.°1 do 6.°B 

Após a visualização do vídeo sobre os 30 artigos da Declaração dos Direitos Humanos, realizámos um trabalho.

O trabalho consistia no desenho do contorno da nossa mão, onde colocámos o nosso nome e o nome de um dos Direitos Humanos.

Todos nós efetuámos um desenho, relacionado com o respetivo Direito Humano, dentro dos contornos do desenho da própria mão.

A mim coube-me o direito à Igualdade. O desenho que eu fiz foi o Planeta Terra, com pessoas de diferentes nacionalidades e género.

O Direito Humano da Igualdade indica que todas as pessoas têm os mesmos direitos e deveres, independentemente do género, raça ou nacionalidade.

Beatriz Barreta  N.º3 do 6.ºB

                    

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s