O Clube Europeu comemorou o 72.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos no dia 10 de dezembro. Contudo para que essa comemoração tivesse lugar foram implementadas diversas atividades envolvendo professores e alunos.
Solicitou-se a todos os professores da escola sede, no total de sessenta e dois, que desenhassem uma das mãos em cartolinas coloridas onde foi registada uma palavra- chave que resumisse cada um dos trinta artigos incluídos na Declaração Universal dos Direitos Humanos
As mãos dos Direitos Humanos foram colocadas numa árvore e foi pedido que cada docente a retirasse e lesse o QR Code constante no verso.
As palavras-chave alusivas a cada um dos trinta artigos foram transformadas em QR Code por alunos do 8.ºB.
Posteriormente foram enviados, via email, a todos os professores do Agrupamento (oitenta e quatro docentes) dois links de vídeos para recordar os seus 30 artigos, https://youtu.be/-KwVkLn7e08, bem como a sua origem https://youtu.be/SJy1M4iYiMo para que todos recordassem quão importante é preciso não esquecer os Direitos Humanos e a nossa função como educadores numa sociedade cada vez mais individualista e egoísta.
Foi encaminhado um email às Diretoras de Turma do Ensino Secundário (oito turmas) com a proposta de visionamento do vídeo/canção “A música que todos deveriam saber a letra” https://youtu.be/ikqY9H7QNmM da responsabilidade do Conselho Nacional do Ministério Público e a realização de um Debate sobre a importância de relembrar os Direitos Humanos e a nossa atitude face aos mesmos.
A ementa do dia dez de dezembro também foi adaptada para que fossem incluídos alguns dos Direitos Humanos na descrição da sopa, prato principal e sobremesa.
Os alunos de várias turmas também participaram na comemoração deste dia tão importante desenhando uma das mãos, escrevendo uma palavra-chave e ilustrando-a.
As palavras-chave foram escritas em Português por duas turmas (6.ºA/B), em Francês (7.ºA), em Espanhol (7.ºB) e em Inglês (8.ºB) num total de cento e dez alunos.