Na passada sexta-feira, dia 13 de novembro, os alunos do 9.ºAno da Turma C, da Escola Básica 2/3 e Secundária de Mação contribuíram para o Dia Mundial da Gentileza promovendo a recolha de lixo no espaço escolar e na vila de Mação sob coordenação das professoras de Educação Física (Cláudia Olhicas) e de Ciências Naturais (Helena Antunes).
Os alunos partiram da escola, e durante duas horas, recolheram lixo que se encontrava espalhado pela vila de Mação: pontas de cigarro, papéis, garrafas de plástico e máscaras, entre outros.
Esta atividade proporcionou aos alunos uma pequena noção da quantidade de lixo que não é colocada no sítio certo (ecopontos ou caixotes do lixo) por quem habita ou passa o dia em Mação, pois a quantidade de lixo recolhida foi preocupante.
Apelamos a todos os habitantes do concelho de Mação que nos ajudem a manter as nossas ruas limpas, não deitem lixo no chão, usem os contentores adequados.
É mais fácil evitar sujar que limpar! Quantos mais ajudarmos mais bonito fica o nosso concelho.
Temos de começar a ter um cuidado acrescido com o nosso planeta, caso contrário corremos um sério risco de não podermos desfrutar da nossa vida com qualidade.
Um dos problemas que nos apercebemos foi a grande quantidade de plástico que recolhemos, por isso apelamos a que respeitem o Mundo! Vamos tentar fazer dele um mundo mais saudável para também nós sermos saudáveis!
Os estudantes maçaenses dizem querer repetir atividades do género, pois a Solidariedade perante os habitantes da vila contagiou-os.
Professora Helena Antunes