
Lancei o desafio seguinte aos alunos da turma B do 7º ano na disciplina de Português:
Imagina que és um sobrevivente do naufrágio de um navio que transportava um tesouro.
Escreve uma carta em que relates a uma pessoa tua amiga o que aconteceu durante a viagem. No teu texto, deves incluir uma descrição do tesouro. Respeita os aspetos formais da carta.
Assina a carta com a expressão «Um amigo» ou «Uma amiga».
O teu texto deve ter um mínimo de 180 e um máximo de 240 palavras.
Publico aqui alguns dos textos elaborados.
Professora: Anabela Ferreira
Ilha Misteriosa, 19 de maio de 1998
Olá, querida amiga!
Venho com esta carta, contar-te o horrível acontecimento que tanto queres saber.
Eu lembro-me como se tivesse sido ontem, mas não, foi já há dois anos, em 1996. Estava eu com o Pirata Negro em busca do tesouro mais brilhante da Ilha Misteriosa, o tesouro estava dentro de um baú de madeira, tinha uma fechadura de bronze e vários desenhos na tampa, quando o encontrámos, estava debaixo de um coqueiro, estava coberto de areia e folhas caídas sobre a sua tampa.
Quando vi aquele brilhante tesouro, corri na sua direção para o tentar abrir, mas não consegui. Então pensei em levá-lo para casa, lá tinha tudo o que é preciso para abrir qualquer coisa. Para o levar para o navio, pedi ajuda ao Pirata Negro, pois o baú era mesmo muito pesado.
Quando estávamos de regresso a casa já com o baú, no navio, começou a chover intensamente, o que deu origem a uma horrível tempestade, mas até aqui nada tinha acontecido. Até que fomos em direção a uma enorme rocha e o navio naufragou, eu fiquei sozinha naquele mar imenso, e não consegui encontrar o pirata, nem o tesouro, nem sei se o pirata sobreviveu. Mas com sorte consegui voltar a casa, porém até agora ainda não me esqueci desta enorme tragédia.
Beijinhos e um grande abraço.
A tua amiga.
Soraia Serrano, 7ºB