
Lancei o desafio seguinte aos alunos da turma B do 7º ano na disciplina de Português:
Imagina que és um sobrevivente do naufrágio de um navio que transportava um tesouro.
Escreve uma carta em que relates a uma pessoa tua amiga o que aconteceu durante a viagem. No teu texto, deves incluir uma descrição do tesouro. Respeita os aspetos formais da carta.
Assina a carta com a expressão «Um amigo» ou «Uma amiga».
O teu texto deve ter um mínimo de 180 e um máximo de 240 palavras.
Publico aqui alguns dos textos elaborados.
Professora: Anabela Ferreira
Ilha das Caraíbas, 7 de junho de 1973
Olá, amiga!
Venho nesta carta falar sobre a minha viagem à ilha das Caraíbas, apesar de ter acontecido há 5 anos, em 1968, eu lembro-me perfeitamente daquele dia.
Tudo começou quando eu e o meu amigo pirata ouvimos uma notícia na rádio que informava que se encontrava um tesouro na ilha das Caraíbas. A partir daquele momento, nós partimos em busca do tesouro. Depois de tanto procurarmos, encontrámo-lo por baixo da areia, dentro de uma caverna escura e assustadora. Quando abrimos a caixa onde se encontrava o tesouro, ficámos maravilhados e nos nossos olhos via-se o reflexo da luz tão brilhante de todas aquelas peças preciosas: ouro, prata, colares, coroas… Nós decidimos levá-lo para casa, pois lá viamos com mais atenção tudo o que lá se encontrava, mas no caminho apareceu uma grande tempestade, o mar começou a agitar-se e a formar ondas enormes, parecia que cada onda nos engolia, foi horrível. Nós tentámos controlar o navio, mas fomos contra uma rocha e aí começámo-nos a afundar, mas eu consegui salvar-me. Infelizmente fui a única sobrevivente. Ainda hoje fico aterrorizada só de pensar no que aconteceu.
Beijos !
Uma amiga
Beatriz Pita, 7ºB