
Lancei o desafio seguinte aos alunos da turma B do 7º ano na disciplina de Português:
Imagina que és um sobrevivente do naufrágio de um navio que transportava um tesouro.
Escreve uma carta em que relates a uma pessoa tua amiga o que aconteceu durante a viagem. No teu texto, deves incluir uma descrição do tesouro. Respeita os aspetos formais da carta.
Assina a carta com a expressão «Um amigo» ou «Uma amiga».
O teu texto deve ter um mínimo de 180 e um máximo de 240 palavras.
Publico aqui alguns dos textos elaborados.
Professora: Anabela Ferreira
Caraíbas, 19 de maio de 2020
Olá, Gustavo,
há algum tempo eu fui de viagem para as Caraíbas de férias.
Mas pelo caminho houve um acidente, o barco colidiu com uma rocha e começou a entrar água por todo o barco. Eu consegui sobreviver, mas fiquei preso numa ilha por algumas semanas.
Durante todo esse tempo, eu encontrei um mapa, no mapa estava escrito que naquela ilha havia um tesouro escondido. Então eu comecei a procurar, mas como é óbvio não encontrei logo no primeiro dia. No segundo dia, eu construí um abrigo, e logo depois comecei a procurar. No mapa dizia que o tesouro estava dentro de uma gruta, eu andei, andei e nada. Eu fiquei triste, atirei o mapa para o chão, mas quando olhei para a frente vi uma gruta, agarrei no mapa e entrei na gruta. Eu vi um baú de madeira muito grande com uns ferros à volta e fui logo a correr em direção ao baú. Quando eu o abri o quase fiquei cego, pois veio um brilho tão forte quanto o sol. Dentro do baú estavam muitas moedas de ouro, diamantes, esmeraldas e muitas outras preciosidades.
Com os melhores cumprimentos.
Um amigo.
Tomás Martins, 7ºB