
henry Ossawa Tanner
Lancei o desafio seguinte aos alunos da turma B do 7º ano na disciplina de Português:
Imagina que és um sobrevivente do naufrágio de um navio que transportava um tesouro.
Escreve uma carta em que relates a uma pessoa tua amiga o que aconteceu durante a viagem. No teu texto, deves incluir uma descrição do tesouro. Respeita os aspetos formais da carta.
Assina a carta com a expressão «Um amigo» ou «Uma amiga».
O teu texto deve ter um mínimo de 180 e um máximo de 240 palavras.
Publico aqui alguns dos textos elaborados.
Professora: Anabela Ferreira
Mar, 2 de fevereiro de 2020
Olá, Letícia,
já tenho saudades, por aqui está tudo bem, por aí espero que também esteja.
Bem, eu estou a escrever esta carta para dizer que sofri um grande naufrágio, porque fui à procura de um tesouro que se localizava numa ilha chamada “Ilha Azul”, bem mas isso não interessa, o que interessa é que foi por causa de um homem chamado Ambrósio que também andava à procura do tal tesouro. Eu, há uma semana atrás, fui falar com a minha prima, para combinar com ela quando iríamos, sim, porque ela vinha comigo. O Ambrósio ouviu a nossa conversa e foi atrás de nós quando chegou o dia de partir. Como o Ambrósio também queria o tesouro, começámos a combater, ele lançou uma bomba contra o meu navio e puff.
Mas o que interessa mesmo, mesmo, é que, apesar de ter naufragado, consegui o tesouro e, claro, o Ambrósio foi preso e é muito bem feito para ele, porque é “cusco”, intrometido, invejoso, muito malcriado, etc… Mas vou-te contar o que era o tesouro, era apenas um mapa para ir à procura de um tesouro…
Beijinhos, abraços.
Uma amiga
Miriam Neves, 7º B