VISITA DE ESTUDO AO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

No passado dia 30 de janeiro, pelas 9h00 da manhã, as turmas do 12ºA e 12ºB (curso profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica) foram presenteados com um dia de aulas diferente, embarcando num autocarro que os esperava à entrada da escola, rumo ao imponente e majestoso Palácio Nacional de Mafra. Acompanhados pelas docentes Clara Neves, Isabel André, Graça Dias e João Castanho, os alunos puderam, apesar da chuva, vento e frio, explorar os infindáveis meandros deste grandioso monumento, que constitui o espaço físico central de Memorial do Convento, de José Saramago, obra que integra o programa da disciplina de Português. Também foi possível assistir à representação de uma peça de teatro, baseada neste romance saramaguiano e encenada pela companhia Éter.
Mandando construir por D. João V, o Magnânimo, o Palácio Nacional de Mafra, símbolo da arquitetura barroca em Portugal e Património Mundial da Humanidade, é constituído pelo Palácio Real, pela Basílica e por um grande Convento franciscano, atualmente sede da Escola Prática de Infantaria. Um dos magníficos tesouros do palácio é a grandiosa biblioteca, com cerca de quarenta mil volumes, escritos em várias línguas. Curiosamente, a conservação deste grandioso espólio literário conta com a preciosa ajuda de uma colónia de pequenos morcegos que, ao longo dos anos, elegeu como moradia este requintado espaço.
A visita foi conduzida por uma simpática guia que, de forma hábil e motivante, foi fornecendo diversos e curiosos esclarecimentos sobre o Palácio, sempre em articulação com a história narrada em Memorial do Convento. Deste modo, foi possível perceber as diferenças entre a realidade subjacente à construção deste magnífico monumento e a ficção apresentada pelo autor.
Foi no interior do palácio, que se assistiu à representação da peça de teatro Memorial do Convento, momento este que superou as expetativas dos alunos, pela forma divertida e original como os atores deram vida às personagens e enceraram os principais acontecimentos da obra.
Alunos e professores fizeram um balanço extremamente positivo desta atividade quer pelos excelentes momentos de diversão e de convívio vivenciados, quer pelo seu valioso contributo para a consolidação de conteúdos programáticos que abrangeram não só a disciplina de Português, como também, no caso dos cursos profissionais, a disciplina de Área de Integração e as áreas de Mecatrónica e de Cozinha/Pastelaria. Na memória de todos ficará, certamente, a história de um magnífico monumento nacional que, no esplendoroso século XVII, constituiu a glória de um rei, mas também o sacrifício extremo dos trabalhadores que o ergueram, heróis estes que o nosso Nobel da literatura, José Saramago, fez questão de homenagear em Memorial do Convento.

                                                                      Professoras Clara Neves e Isabel André

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s