La Chandeleur … a Festa dos Crepes

P_20200205_110204-COLLAGE

“La Chandeleur é uma festa religiosa cristã que celebra a Apresentação de Cristo no Templo, quarenta dias após o seu nascimento. O seu nome deriva da palavra “chandelle” (vela). Conta-se que para recompensar os peregrinos acabados de chegar a Roma, o Papa Gelásio I (492-496) ordenava a distribuição de crepes.

Atualmente, La Chandeleur celebra-se em França a 2 de fevereiro, mas ao longo de todo o mês, confecionam-se e comem-se crepes, com os amigos, em casa e na escola.

Esta deliciosa tradição francesa foi, há semelhança de outros anos, festejada também na nossa escola no passado dia 6 de fevereiro, com a preciosa colaboração dos alunos do 11º e 12 ano do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria que se disponibilizaram para confecionar deliciosos crepes que deliciaram miúdos e graúdos ao longo de todo o dia.

P_20200205_110204

Nas aulas de Francês do 3º Ciclo e de Comunicar em Francês dos cursos profissionais, os alunos elaboraram cartazes sobre esta tradição e pesquisaram receitas de crepes e provérbios populares alusivos a esta festividade, partilhando os seus trabalhos no projeto eTwinning – “Traverser des Frontières, élargir les horizons”!

P_20200205_104729

Vive les crêpes, vive La Chandeleur !

As professoras Clara Neves e Ana Gameiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s