Incêndio em Mação
No dia 23 de setembro de 2017 a região entre as localidades Pereiro, Chão de Codes e Castelo pertencentes às freguesias de Mação e Aboboreira foi surpreendida por um grande incêndio.
Os habitantes das três aldeias com muita preocupação, por volta das três da tarde, veem subir uma grande coluna de fumo muito rapidamente e com barulho de camiões de bombeiros mais preocupados ficaram ainda.
Neste início de outono a população das aldeias teve que lidar com mais um incêndio, pois ambas já teriam sido atacadas por várias vezes por diversos incêndios no verão. Apesar de muitos incêndios que as aldeias com sucesso conseguiram defender.
Os populares afirmam que os incêndios “vinham de mão humana”, pois neste verão mais ou menos 80% do concelho teria ardido, e que os locais mais importantes como, por exemplo, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesias teriam recebido cartas a dizer que Mação iria arder todo.
Contudo, a população de Pereiro não sofreu grandes danos, apenas na parte inferior na estrada que encaminha para a aldeia de Castelo, que foi gravemente atingida por este incêndio tal como Chão de Codes.
Daniel Rei, 10°A