Da aldeia até à “cidade invicta”
No dia 30 de setembro de 2017 as aldeias de Monte Penedo, Ribeira de Boas Eiras e Espinheiro “mudaram-se” para a cidade do Porto. Cerca de 50 habitantes destas 3 aldeias aventuraram-se num passeio até à cidade portuense.
O dia para esta meia centena de pessoas começou cedo, eram cerca das 7:30 quando o autocarro iniciou viagem rumo à “cidade invicta”. Antes de chegar ao destino por volta das 11:30, o entusisasmo no autocarro era grande. Um dos habitantes dizia que a expetativa era grande em conhecer aquela cidade premiada como melhor destino turístico europeu.
Já no destino, os turistas tiveram oportunidade de conhecer os locais mais emblemáticos desta cidade começando por um pequeno passeio na Avenida dos Aliados seguindo-se a visita ao histórico Mercado do Bolhão. Depois, na pausa para almoçar, tiveram oportunidade de provar uma conhecida iguaria portuense (tripas à moda do Porto).
Depois do almoço, visitou-se a pé a estação de S. Bento, a Sé do Porto, a ribeira e atravessou-se a ponte D. Luís. Na visita por estes locais os habitantes mostraram- se espantados com a beleza da cidade, bem como o movimento que apresentava.
Por último, antes de regressar a casa, visitaram uma das caves de vinho do porto onde tiveram uma explicação sobre a produção deste típico vinho e claro a oportunidade de o degustar. Esta explicação deixou os visitantes entusiasmados visto que muitos produzem para consumo próprio. O dia foi longo e agitado para estas pessoas que estão habituadas à tranquilidade da sua aldeia, porém a oportunidade que tiveram em sair e conhecer pela primeira vez a cidade do Porto deixou-as com um sorriso e felizes com o passeio.
Sara Bento, 10ºA