O projeto ideal
Quando eu tinha por volta de treze anos, eu era subdelegado de turma e à nossa espera tinha o projeto que ainda ninguém sabia e ia ser divulgado em setembro.
Nesse próprio dia, eu estava muito feliz para conhecer esse tal projeto.
Quando chegou a hora, fomos lá. Quem nos falou nesse projeto foi o senhor diretor e disse umas palavras breves e rápidas:
– Bom dia, este projeto é para os alunos do 8º ano e também para o delegado e subdelegado.
Eu fiquei muito feliz e depois dos outros irem embora o senhor diretor disse-nos:
– O projeto serve para vocês melhorarem a vossa cultura e é para no fim de semana irem a Lisboa, à praia da Caparica, porque vai estar lá a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen e para vos acompanhar terão a professora Anabela Ferreira.
No fim de semana, fomos para o autocarro e quando eu soube que a delegada estava doente fiquei preocupado e aflito, eu não podia ser o único aluno. Convidei o André Loureiro para ir comigo e ele aceitou.
Quando chegamos lá, ficamos espantados com a enorme vista, via um quilómetro de mar, areia limpa, sem vidros enterrados e estava lá ninguém a não serem nós e a escritora.
Depois falamos com a escritora, organizamos as nossas prioridades e ela mostrou gostar tanto de nós que foi comprar-nos um gelado.
Quando vínhamos para regressar, um ladrão abordou a escritora no seu carro. Eu e o André fomos a correr e depois o André atirou-se para cima do carro e o ladrão bateu com o carro contra o muro.
Finalmente, tudo acabou bem. E foi assim a minha aventura.
Mateus Vicente, 8ºB