CRIA – 2 DE JUNHO DE 2017 – DE CORAÇÃO CHEIO… “Ao Encontro de Mudanças e Desafios, e de Crescimento Pessoal”

IMG_3242.JPG

Clicar na foto para ver a reportagem completa.

 

Alunos do 12º A assumiram papel de tutores na última atividade de um grande projeto onde os afetos foram prioridade!

Eu sou do tempo… dos alunos brilhantes! Tempo esse do AGORA e que o seja para SEMPRE! Tempo de partilha, de ternura, de afetos, sorrisos e encanto, e de muita SOLIDARIEDADE! Mais uma vez tive o privilégio de verificar o entusiasmo e a dedicação dos alunos do 12º A na realização da última atividade concretizada no âmbito do projeto que iniciaram no ano transato e que agora terminou. Alunos brilhantes contagiam alunos brilhantes! E estes, de palmo e meio, aceitaram o desafio, contudo com alguma preocupação e ansiedade. Mas quando a solidariedade é o mote, apesar de alguns senãos, a vontade e a determinação, de grandes corações, sobrepõem-se a tudo o resto! E assim foi! Os meninos de palmo e meio, dezanove alunos da turma do 5º A acompanhados pelos seus Tutores – alunos do 12º A – lá foram ao encontro, também eles, de mudanças e desafios no Centro de Recuperação e Integração de Abrantes. Nesse dia, 2 de junho 2017, as atividades foram ao encontro do que já vem sendo hábito, canto/música, dança, acrobática e atividades quinestésicas. O C.R.I.A. parou para receber esta grande equipa! Esperavam-nos, naquela tarde, cerca 150 utentes e trabalhadores, cheios de entusiasmo, expetativa e brilho no olhar! Os “pequenos” do 5º A foram, aos poucos, percebendo também a sua missão ali! Jamais me esquecerei dos “chefes”, palavra que os “pequenos” do 5º A usaram para identificar os seus Tutores. E nesse papel assumido pelos alunos do 12º A não poderia estar mais satisfeita, desempenharam-no sem reparos, quase na perfeição. Curiosamente foi nesta última atividade que a comoção pelos afetos mais se fez sentir pelos alunos do 12º A. Os sorrisos constantes, os abraços apertados, a soar das palmas, a alegria pelo movimento, a atenção à voz da “nossa” Amélia e ao som da Guitarra do “nosso” João Delgado, tornou este dia especial e diferente para todos! Agradeço por isso ao C.R.I.A., pela oportunidade de tornar estes alunos seres mais capazes e altruístas! Obrigada C.R.I.A. mil vezes por acreditar nos meninos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação e pela calorosa receção! Um obrigada ao Dr. Nelson de Carvalho, ao Dr. Carlos Veríssimo, um obrigada especial à Dra. Ruth Silva e ao Professor Diogo Rosado. Por fim agradeço à Câmara Municipal de Mação, ao Dr. Vasco Estrela e ao Diretor do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação, Dr. José António Almeida, sem vocês à retaguarda nada disto seria possível! Um obrigada ainda ao fotógrafo de serviço, Professor João Gonçalves, ao Diretor de Turma do 5º A, professor Luís Pereira, e à Assistente Operacional, Rosário Murta.

Para finalizar, acredito eu, que esta última atividade, de conclusão do projeto Solidário do 12º A, vai deixar muitas saudades…Amélia Silva, João Delgado, Carolina Marques, Inês Pereirinha, Miguel Esteves, Rafaela Rei, Daniela Martins, Rodrigo Leitão, Leonor Bento, João Ferreira, Mónica Marques, Gonçalo Martins e Diogo Borracha, a vossa entrega a cada causa é sempre extraordinariamente contagiante! Aprender com novos desafios e pela diferença permitiu a estes alunos, com certeza, a aquisição de novas competências, que ficam para a vida. E assim se motiva, e assim se aprende, e assim se conquistam alunos. Obrigada a todos pelo vosso caráter e demonstração humana! Continuem assim meus queridos e que os vossos sucessores, 5º A, espero eu, possam continuar o que vocês iniciaram, que a mensagem tenha chegado lá! Obrigada também aos “meus” pequenos aprendizes do 5º A, porque estão no bom caminho – Amadeu António, Ana Luísa Rocha, Carolina Loureiro, Francisco Oliveira, Francisco Pereira, Guilherme Matos, Gustavo Marques, João Martins, Lara Godinho, Leonor Pereira, Madalena Durão, Mafalda Parente, Margarida Moleiro, Maria Beatriz Pires, Maria Carolina Rito, Maria João Silva, Martim Matos, Nicole Gonçalves e Rafael Rei.

Texto: professora Cláudia Olhicas de Jesus

Fotos: professor João Gonçalves

Anúncios

Uma resposta

  1. Muito bom! É único e especial ter na escola alunos e professores assim porque o sucesso dos alunos é o sucesso dos professores e da vida escolar do agrupamento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: