
Vamos iniciar, hoje, uma nova rubrica no teu/seu jornal: Dicas para aprender Inglês.
A ideia não é a de vos dar mais aulas… É, pelo contrário, a de criar um espaço onde se divulguem dicas simples que, se postas em prática, resultem de modo a facilitarem a vossa aprendizagem desta língua, que é tão importante no panorama mundial dos nossos dias, tanto no mundo real, como no mundo da Internet.
Aqui fica a primeira…
A base de qualquer construção é o seu esqueleto: as vigas, os pilares, as fundações, o nosso próprio esqueleto, no nosso corpo, etc… Não costumam ser as estruturas mais bonitas… No entanto, são de extrema importância. Do mesmo modo, a gramática é o “esqueleto” de qualquer língua. É o que acontece com a língua inglesa.
Para a aprenderes melhor, faz um apanhado de todos os aspectos de gramática que vais aprendendo nas aulas, em folhas separadas do caderno, de modo a que possas continuar a construir a tua mini gramática da língua inglesa.
Escreve essas dicas de modo a que tu percebas as tuas próprias explicações. Depois, só tens de as ir estudando. Vais ver que, em menos de nada e sem grande esforço, saberás as regras fundamentais do Inglês.
E não as percas. Assim terás a tua própria gramática do Inglês, à tua maneira, que crescerá contigo, à medida que vais progredindo na aprendizagem desta língua.
Professor João Pinheiro