
Os refugiados
Atualmente no nosso mundo fala-se muito dos refugiados. São as notícias que dão no mundo inteiro.
Os refugiados têm saído muito dos seus países para a Europa, a União europeia tem acolhido muita gente. Mas algumas pessoas estão a vir para cá de barco e morrem afogadas, outras vêm dentro de camiões cheios de gente e morrem por falta de ar.
Essas pessoas fogem do seu país por causa da guerra e porque querem arranjar melhores condições de vida e um trabalho bem pago.
O meu país, por exemplo, está a oferecer alojamento, trabalho, comida e roupas a alguns refugiados. Muitos países europeus já estão a fechar às suas fronteiras para que não entrem mais refugiados no seu país.
Desde que os refugiados começaram a vir para a Europa, tem havido conflitos em alguns países. Algumas pessoas concordam com a vinda deles porque lhes podem ensinar um pouco da sua cultura e porque têm pena deles. Já outras não dizem o mesmo, dizem que para acolher refugiados mais vale apoiar os sem-abrigo do seu país.
Quanto a mim, considero que devemos ajudar estas pessoas, mas também concordo com que não devemos acolher muita gente porque gasta-se mais dinheiro com os refugiados do que com a população do próprio país.
Filipe Correia Serra, 9ºA