ATIVIDADE EM CONTEXTO HOSPITALAR APRENDER A SER…. MAIS SOLIDÁRIO, MAIS AUTÓNOMO, MAIS…

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi no âmbito de um projeto de turma intitulado “Ao encontro de Mudanças e Desafios”, integrado no grande tema da Escola “CreS(c)er com Autonomia e Cultura”, que os alunos do 11º A (Amélia Silva; Ana Carolina Marques; Gonçalo Martins; Inês Pereirinha; João Matos; João Pires; João Delgado; Leonor Bento; Mónica Marques; Pedro Estrela; Rui Costa; Rodrigo leitão; Rodrigo Brízida; Mariana Rosa; Rafaela Rei e Daniela Martins) estiveram no Hospital de Abrantes, nas interrupções letivas do carnaval, precisamente no dia 8 de fevereiro de 2016, a  interagir com Doentes, Equipas de Enfermagem e de Assistentes Operacionais. Esta “ação de solidariedade” desenvolvida pelos alunos junto dos Doentes dos serviços de Medicina I, II, III e IV e de Ortopedia I e II tornou, com certeza, este dia especial não só para os alunos como também para os Doentes, Familiares e Profissionais que connosco colaboraram.

Desde o ouvir das histórias contadas pelos doentes; o acompanhá-los na leitura; os jogos, quinestésicos, de memória e raciocínio, entre outros; a música; o canto; as ajudas às Assistentes Operacionais no período da refeição nos serviços de Ortopedia; bem como as ajudas na mobilização dos doentes foram atividades e ações que foram sendo concretizadas ao longo do dia.

Esta atividade, inicialmente prevista para quatro horas estendeu-se a 6 horas, e mais não fosse o tempo…

Como objetivos pretendia-se a aprendizagem pelo estímulo e pela experiência de desafios diferentes, o desenvolvimento de competências, melhorando assim a autonomia dos alunos e acima de tudo e como grande desiderato proporcionar a quem se encontra hospitalizado momentos de descontração, fazendo-os sorrir e principalmente transmitir-lhes esperança.

Como Diretora de Turma não poderia estar mais FELIZ! A atividade foi bem conseguida, contudo seriam ainda precisas outras tantas 6 horas, aproximadamente, para que as últimas atividades canto/música pudessem ter sido concretizadas em todos os serviços por onde passámos.

Não querendo engrandecer em demasia as atividades desenvolvidas pelos alunos desta turma, não poderia deixar de retratar dois episódios vividos, que merecem ser contados, foram muitos…

Para refletir…

Já no período da tarde, depois de iniciadas as atuações musicais, não entendemos ser oportuno tocar/cantar para dois doentes de uma das enfermarias do serviço de medicina já que as situações clínicas destes eram muito complicadas. Passámos então para a enfermaria seguinte e desta para a anterior por solicitação de uma familiar que, de lágrimas caídas e entre palavras e gestos de afetos (abraçando uma das alunas da turma), pediu para irmos cantar para o seu avô… um dos tais doentes para quem achámos inoportuno cantar. Sem palavras assim todos ficámos… e, comovidos, lá voltaram os nossos alunos à tal enfermaria para cantar e tocar para quem muito frágil se encontrava. Infelizmente não houve feedback da parte dos doentes, por não conseguirem mesmo… mas os familiares enternecidos, entre lágrimas, sorriram!

Outro episódio que quero ainda partilhar convosco foi o rasgar de um pequeno sorriso… muito difícil, mas que aconteceu apenas no final da atuação musical da Amélia Silva, do João Pires e do João Delgado. Uma senhora, com um acidente vascular cerebral, esteve praticamente sem reação durante uma atuação musical, e no final, com muita, muita dificuldade, lá conseguiu esboçar um pequeno sorriso e por debaixo do lençol uma das suas mãozinhas tremelicava, porque o que ela queria mesmo era levantá-la e dizer-nos adeus quando já estávamos de saída. Infelizmente não conseguiu, notando-se contudo o seu esforço. Não há dúvida que a musicoterapia, “arrisco-me a dizer”, faz milagres e contribui para melhorar até o dia-a-dia de quem se encontra Doente.

Cabe-me agora expressar publicamente os meus sinceros agradecimentos ao Diretor do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, Dr. António Almeida, pelo vislumbrar da importância de um projeto desta natureza e pela prontidão em permitir a realização do mesmo; ao Presidente do CHMT, Dr. Carlos Andrade Costa, igualmente pela confiança colocada na viabilização do projeto; à Dra. Anabela Vaz, do Gabinete de Gestão CHMT, pelo excelente acompanhamento à iniciativa, pela simpatia e por acreditar nestes jovens; ao Coordenador Chefe da Equipa de Enfermagem do Hospital de Abrantes, Enfermeiro António Pinto, pela receção no dia e disponibilidade demonstrada. E por fim, e não menos importante, quero agradecer às Sra.(s) Enfermeiras Chefes, Piedade Pinto, Helena Carvalho e Fernanda Andrade e às suas equipas/pessoal Assistente Operacional, pela dedicação, disponibilidade e bom humor, entre os afazeres diários difíceis… prontificaram-se sempre para nos orientar e acompanhar nas atividades desenvolvidas.

Aproveitando os agradecimentos, deixo ainda os parabéns aos “meus meninos do 11º A” pela brilhante entrega a este projeto, que ainda agora gatinha… FORAM MARAVILHOSOS! E em março de 2016 lá estaremos novamente, desta vez, no Hospital de Torres Novas, nos serviços de Pediatria, Nefrologia e Cardiologia.

Esta passagem pelo Hospital de Abrantes apesar de dura em emoções foi, sem quaisquer dúvidas, muito gratificante, pela mensagem que passámos, pelos mais simples gestos e rasgar de sorrisos, pelo feedback de quem nos recebeu, entre eles Familiares e Doentes, e por contribuir para tornar os alunos do 11º A mais capazes…

Obrigada a Todos!

A Professora: Cláudia Olhicas de Jesus

Anúncios

Uma resposta

  1. Que atividade interessante! Parabéns Cláudia pela tua iniciativa. Beijinho grande com muitas saudades!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: