Na Torre do Tombo estará patente, até ao próximo dia 16 de Janeiro de 2016 a Exposição ”A TERCEIRA IMAGEM. A FOTOGRAFIA ESTEREOSCÓPICA EM PORTUGAL E O DESEJO DO 3D’.
A entrada é livre para visitantes individuais ou em grupo.
Para grupos em visita de estudo este é o formulário de marcação de visitas.
http://dglab.gov.pt/servicos/visita-a-tt/
TEXTO DE DIVULGAÇÂO
Sabia que:
- A visão humana normal é em 3D?
- ‘Estereoscopia’ é o nome científico da visão tridimensional?
- A imagem com aspeto tridimensional que a estereoscopia oferece não coincide com nenhuma das duas imagens recebidas pelos olhos, uma vez que é uma sua síntese, ou seja, uma Terceira Imagem.
- As imagens 3D são tão antigas como a fotografia e que foram extremamente populares ainda antes do cinema ser inventado?
- A sua primeira aplicação à fotografia teve lugar em 1850 como uma solução para adequar as imagens ao funcionamento da visão humana.
- Apesar de estas imagens serem muito antigas, os seus efeitos são ainda surpreendentes: os objetos ganham volume, o espaço ganha profundidade e temos a sensação de poder tocar no que vemos.
Esta exposição partiu de um estudo das coleções e dos fundos de museus e arquivos públicos nacionais efetuado pelo projeto de investigação Stereo Visual Culture do Centro de Investigação CICANT da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Em parceria com o m|i|mo, Museu da Imagem em Movimento, com o Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico e com o Museu de Lisboa, pretende-se mostrar a fotografia estereoscópica em Portugal, nomeadamente o modo como produziu um novo olhar sobre temas, géneros e composições fotográficas.
Informação partilhada pelo professor António Bento