10 de junho- dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

DSC05862

Os alunos do 5.º e 6.º Anos participaram na exposição alusiva ao 10 de junho e fizeram diversos trabalhos sobre Luís Vaz de Camões, grande génio da Pátria, representando Portugal na sua dimensão mais resplandecente e mais sublime.

O feriado em sua honra celebra-se a 10 de junho, data provável do falecimento daquele que é considerado o maior poeta de Língua Portuguesa e dos maiores da Humanidade, autor de “Os Lusíadas“.

O 10 de junho nasceu com a República quando Lisboa escolheu para feriado municipal o 10 de junho, em honra de Camões.

Camões representava o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial e era este o significado que os Republicanos atribuíam ao 10 de junho.

O 10 de junho, dia de Camões, começou por ser festejado a nível nacional com o Estado Novo, um regime instituído em Portugal em 1933, sob a direção de António de Oliveira Salazar.

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580, utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano e também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.

Durante o regime autoritário do Estado Novo (1933) até à Revolução dos Cravos (1974) o dia 10 de junho era celebrado como o “Dia da Raça” (a raça portuguesa).

O Dia de Portugal é também o dia em que se tenta “dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa”.

Texto escrito por: Lígia Silva (professora de H.G.P.)

Fotografias de: Lígia Silva

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: