Exposição de lendas da História de Portugal

Os alunos do 5.º Ano pesquisaram diversas lendas relacionadas com os conteúdos lecionados na disciplina de História e Geografia de Portugal.

A lenda é uma narrativa ou tradição escrita/oral de factos ou coisas fantásticas, muito duvidosas ou inverosímeis transmitida pela tradição oral através dos tempos.

De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam factos reais e históricos com factos irreais que são meramente produto da imaginação  humana.

Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que a lenda é uma degeneração do Mito.

Como diz o ditado popular “Quem conta um conto acrescenta um ponto”, as lendas pelo facto de serem passadas oralmente de geração em geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

Na exposição dos trabalhos constavam 28 lendas relacionadas com a História de Portugal, tais como: dos três rios; do galo de Barcelos; do esquecimento; das amendoeiras em flor; de Geraldo Geraldes; da Serra da Estrela; do cativo de Belmonte; da fonte da moura; do milagre das rosas; da conquista de Silves e a lenda de Pedro e Inês.

Texto escrito por: Lígia Silva (professora de H.G.P.)

DSC05714

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: