Os alunos do 5.º Ano pesquisaram diversas lendas relacionadas com os conteúdos lecionados na disciplina de História e Geografia de Portugal.
A lenda é uma narrativa ou tradição escrita/oral de factos ou coisas fantásticas, muito duvidosas ou inverosímeis transmitida pela tradição oral através dos tempos.
De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam factos reais e históricos com factos irreais que são meramente produto da imaginação humana.
Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que a lenda é uma degeneração do Mito.
Como diz o ditado popular “Quem conta um conto acrescenta um ponto”, as lendas pelo facto de serem passadas oralmente de geração em geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.
Na exposição dos trabalhos constavam 28 lendas relacionadas com a História de Portugal, tais como: dos três rios; do galo de Barcelos; do esquecimento; das amendoeiras em flor; de Geraldo Geraldes; da Serra da Estrela; do cativo de Belmonte; da fonte da moura; do milagre das rosas; da conquista de Silves e a lenda de Pedro e Inês.
Texto escrito por: Lígia Silva (professora de H.G.P.)