Visita a França – Memórias de uma viagem de Sonho

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dia 26 de março… 14h30… primeira semana das férias da Páscoa…
Em frente da escola, um numeroso grupo de alunos, acompanhados pelos pais, aguardava ansiosamente a chegada do autocarro e, com ele, a concretização de um grande sonho: a visita de estudo a França!
Finalmente, o tão desejado momento chegara. Feitas as despedidas, o Sr. Diretor do Agrupamento desejou a todos uma ótima viagem e deixou algumas recomendações, não deixando de felicitar o esforço e espírito de iniciativa dos professores acompanhantes pela excelente oportunidade que se propuseram oferecer aos alunos.
Partimos à hora prevista: 15h30. O ambiente era de festa. Durante a viagem, ouvimos música francesa, visionámos alguns vídeos dos locais a visitar, assim como filmes franceses, sempre num clima de grande entusiasmo!
A cidade de Poitiers recebeu-nos às 9 horas do dia 27, após 18 horas de gargalhadas, diversão, mas também de muito cansaço e de uma noite mal dormida. Contudo, tal não nos impediu de aproveitar ao máximo as diversões do fantástico parque Futuroscope.
Depois de uma noite repousante, partimos, no dia seguinte, pelas oito da manhã, rumo a Paris. Quando, ainda ao longe, avistámos a Torre Eiffel, os nossos corações explodiram de emoção! Após uma breve visita panorâmica à cidade das luzes, do amor e da moda, fomos repor energias, almoçando no restaurante Self Rivoli. De estômago aconchegado, pudemos, durante a tarde, percorrer a pé a maravilhosa capital de França!
Visitámos vários monumentos ilustres, entre eles, a Ópera Garnier, a Basílica de Sainte Madeleine, a Catedral Notre Dame e o Palácio dos Inválidos. Também tivemos a oportunidade de conhecer a Praça da Bastilha, a Praça da Concórdia e o Centro Georges Pompidou. À noite, depois do jantar, tivemos a oportunidade de fazer um passeio panorâmico pela cidade, vislumbrando a beleza noturna da deslumbrante cidade de Paris.
No dia 29 de março, o grupo madrugou a fim de visitar o célebre Palácio de Versaillles, habitação de serviço de vários reis, entre eles, o ilustre Rei Sol, Luís XIV. O palácio continha grandes salões, jardins e esplendorosas galerias decoradas com pinturas e esculturas admiráveis.
Depois de um almoço no McDonald’s (o nosso almoço preferido), regressámos a Paris para conhecer de perto a tão famosa Torre Eiffel. Após uns breves minutos de espera, subimos ao segundo piso e… ficámos sem palavras! Dali vimos grande parte da grandiosa cidade parisiense, tirámos belíssimas fotos paisagísticas e pessoais, comprámos algumas lembranças para oferecer à família e amigos e enchemos os pulmões de ar fresco! De seguida, após uma visita ao Arco do Triunfo, percorremos a pé os Campos Elísios e, como não podia deixar de ser, entrámos na loja do Paris Saint Germain, onde, quem quis, comprou alguns souvenirs. Chagada a hora do jantar, dirigimo-nos ao restaurante Flunch Beaubourg, local repleto de vários grupos de alunos e professores portugueses. É sinal para dizer que em qualquer lugar do mundo há sempre um português aventureiro e curioso por conhecer novas culturas.
Para terminar a noite em grande, realizámos um belo passeio num Bateau Mouche ao longo do rio Sena. A paisagem, uma vez mais, encheu-nos o coração e a alma! Passear ao longo das margens do Sena é algo indescritível!
No dia 30, pequenos e graúdos estavam ansiosos: era o dia de conhecer o Louvre. Ao longo do percurso, conversámos, rimos, ouvimos música enquanto nos deleitávamos com a agitação e cor da cidade, ruas e edifícios parisienses. Já junto ao Louvre, alunos e professores aproveitaram para tirar fotos de grupo para mais tarde recordar esta grandiosa aventura por terras de Napoleão! Embora não tenhamos tido a oportunidade para entrar no museu propriamente dito, valeu a pena ver toda a paisagem circundante, ficando com uma ideia da grandeza e importância deste famoso local turístico.
À tarde, visitámos Pigale e o famoso Moulin Rouge, Montarmtre, a Place du Tertre e a Basílica do Sacré-Coeur. E prestes a deixar Paris, aproveitámos não só para comprar pequenos souvenirs como também para provar algumas das iguarias gastronómicas francesas, tais como os crepes, os macarrons e os refrescantes gelados.
No dia 31, o mais desejado de todos, rumámos ao mundo mágico da Disneyland de Paris, onde tivemos a oportunidade de vivenciar o mais belo sonho das nossas vidas! Ao longo do dia, a diversão e as emoções fortes foram uma constante:” viajámos” em diversas diversões espetaculares, assistimos a belíssimos desfiles cheios de brilho e fascínio, ouvimos música saída de vários filmes produzidos pela Walt Disney, almoçámos e jantámos em restaurantes decorados a rigor, enfim… percorremos a pé todo o parque que nos “transportou” para um mundo cheio de magia, encanto, sonho, luz e cor! E a noite chegou e trazendo pela mão um belíssimo e colorido espetáculo carregado de tons vivos e vibrantes, que nos fizeram recuar no tempo e recordar, com saudade, a nossa infância. Este foi, sem dúvida, o dia que mais nos marcou pela sumptuosidade do local e das gentes!
23h30. Era hora de rumar a casa, ao nosso mundo real! Instalados no autocarro que nos levou, fechámos os olhos, revivendo ao longo da noite o mais belo sonho que realizámos.
Depois de pequenas paragens para esticar as pernas e de uma pausa mais longa para almoçar, já em Espanha, entrámos em Portugal, a nossa pátria mãe! Às 19h30, entrávamos em Mação! Ao avistarmos os nossos familiares, que nos esperavam no mesmo local em que deles nos despedimos, junto ao portão da escola, depressa esquecemos o cansaço da viagem que, apesar de longa, foi divertida. A saudade já apertava e a ansiedade de entrarmos em nossa casa fazia-se sentir. Só queríamos abraçar quem faz parte intrínseca de nós para, depois, respirando o aroma do nosso lar doce lar, lhes contarmos, petit à petit, a aventura empolgante que, ao longo de sete dias, vivemos na primeira pessoa!
A vontade de repetir é já uma certeza!

Professoras Ana Gameiro, Clara Neves e alunos do Clube de Francês

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: