Exposição “Por mares nunca antes navegados”

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Por mares nunca antes navegados…”  foi o tema escolhido para a exposição que esteve patente na nossa escola, na segunda semana do segundo período, logo no início de Janeiro. A mesma contou com trabalhos práticos elaborados pelos alunos das três turmas do oitavo ano da nossa escola, no âmbito da disciplina de História.

 Os trabalhos abordaram a importância que a época dos descobrimentos e da expansão portuguesa tiveram, quer para o nosso país, quer para o mundo. De facto, os portugueses iniciaram corajosamente, logo no início do século XV (mais concretamente em 1415), um período de grandes viagens, descobertas e conquistas nos vários continentes, dando a conhecer lugares, povos, costumes, lendas, tradições, línguas, animais, plantas… até então desconhecidos, dando assim, a conhecer “novos mundos ao Mundo”.

Os alunos reproduziram alguns instrumentos de navegação e orientação astronómica (astrolábios, balestilhas, quadrantes e bússolas) utilizados pelos nossos navegadores; embarcações (barinéis, barcas, caravelas e naus) que rasgaram mares e oceanos, enfrentando perigos e medos; fortalezas e feitorias portuguesas; mapas e cartografia dos descobrimentos.

Apresentaram também a reprodução e a biografia dos corajosos navegadores portugueses, pois foram eles que “sonharam mudar o mundo”; pesquisas e livros sobre as especiarias e outros produtos trazidos pelos portugueses de África, da Ásia e da América; diários de bordo; padrões dos descobrimentos e poemas.

Estes trabalhos e reconstituições permitiram aos alunos que os elaboraram “viajar no tempo”, imaginando as dificuldades sentidas e os medos, mas também a aventura de partir para o desconhecido, valorizando um período áureo da nossa História e os feitos dos portugueses aventureiros que um dia sonharam ir mais além e espalharam a nossa língua e o nosso povo “pelos três cantos do mundo”. Permitiram também consciencializar-se que não há impossíveis e que com vontade, empenho, trabalho e espírito de sacrifício tudo se pode alcançar!

                                                                                       Profª Ermelinda Martins

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s