A cor

José Barbosa/2008-Caos e Cor IV - Acrilico s_tela-www.galeriaaberta.com
José Barbosa/2008-Caos e Cor IV – Acrilico s_tela-www.galeriaaberta.com

Cor: um meio de comunicação

A cor faz parte da nossa cultura visual todos os dias. É através dela que sentimos o prazer do ambiente, que nos vestimos, que convencemos as crianças a comer, que desenhamos ou pintamos um quadro, por exemplo. As cores dão vida à nossa vida.
As cores não só nos proporcionam bem-estar como também nos orientam muitas vezes na nossa vida. No trânsito, as cores são extremamente importantes. Exemplo disso são os semáforos em que cada cor nos alerta para realizar uma ação, as cores dos sinais que nos permitem saber se é aviso de perigo, informação ou uma proibição e as cores na estrada para identificarmos as vias.
Não é só no trânsito que as cores são importantes, no ambiente também. Exemplo disso é a reciclagem. É necessário saber as cores dos ecopontos para saber distinguir o que se coloca em cada um deles como no verde vidro, no azul papel, entre outros. Na praia, as cores das bandeiras também nos informam do estado do mar e se podemos tomar banhos ou não.
Nos hospitais, as cores também têm grande significado. Por exemplo, se nos deslocarmos às urgências de um hospital somos triados. Na triagem colocam-nos umas fitas que vão desde o azul até ao vermelho, passando pelo verde, amarelo e laranja. Estas fitas vão indicar a urgência da situação não fazendo esperar quem realmente precisa.
Concluindo, as cores estão presentes em todos os momentos da nossa vida, dão-
-nos várias informações e ajudam-nos na maioria das vezes.

Joana Mousaco, 12ºA

Deixe um comentário