La Toussaint (Dia de Todos os Santos) – Uma tradição portuguesa e francesa

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os últimos dias do mês de outubro anunciam, normalmente, o início das primeiras chuvas e o regresso de mais um longo e frio inverno.
Uma a uma, as árvores trocam o verde das suas vestes por inúmeros tons de castanho, amarelo, laranja e escarlate…antes de oferecerem as suas folhas para cobrir o solo com exuberantes tapetes outonais.
O sol despede-se mais cedo do horizonte, deixando entrar, apressada, a noite que invade a terra com o seu interminável manto negro. Reacende-se, então o desejo da lareira acesa e do aconchego do lar.

O fim de mais um ciclo aproxima-se, relembrando-nos da efemeridade da vida. É neste ambiente que, a 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, muitas pessoas recordam e homenageiam, de forma especial, os entes queridos que já partiram, bem como, todos aqueles que, pela sua santidade, se tornaram imortais.
Então, por um dia, o cheiro primaveril de flores viçosas e coloridas regressa às ruas, invadindo as lojas e transformando os cemitérios em autênticos jardins que apetece visitar. E a tristeza da perda e do fim dá lugar à alegria do reencontro não só com os que já partiram, mas também com todos aqueles que continuam próximos.

O Dia de Todos os Santos é festejado não só em Portugal, como também noutros países europeus, de forma muito semelhante, nomeadamente em França, sendo conhecido por La Toussaint.

Em França, o dia 1 de novembro é feriado e os alunos têm mesmo quinze dias de férias. São as Férias de La Toussaint. Em Portugal, infelizmente, já não é feriado desde 2012!

No sentido de vivenciar o espírito desta quadra festiva, o Clube de Francês organizou no dia 30 de outubro uma exposição alusiva às suas tradições, elaborou cartões com mensagens e muitas flores que deram um colorido especial à sala dos professores. Foram ainda confecionados e vendidos deliciosos crepes (especialidade francesa muito apreciada em todas as festas) que muitas saudades deixaram…

Por fim, e conjugando a tradição francesa com a da comunidade local, os alunos do Clube de Francês participaram mais uma vez na Feira dos Santos de Mação, no dia 2 de novembro, vendendo vários produtos regionais. Pão, hortaliças diversas, azeite, frutos secos, broas e muitas outras iguarias oferecidas pelos discentes e familiares encheram as bancas reservadas ao Clube, tendo a sua venda sido muito bem-sucedida. Foi um dia de franco e alegre convívio entre alunos, professoras, pais e restante comunidade.

A verba angariada através desta atividade contribuirá para que todos os membros do Clube consigam concretizar um grande sonho: a realização da viagem a França que terá lugar no presente ano letivo.

A todos aqueles que de alguma forma têm dado o seu contributo para a concretização deste projeto, o nosso grande OBRIGADO!

Clube de Francês

Texto: Prof.ª Clara Neves

Fotografia: Prof.ª Clara Neves e Prof.º José Gonçalves

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: