Caligrafia ou A Arte de Bem Escrever

A palavra “caligrafia” tem a sua origem no “grego κάλλος kalli “beleza” + γραφή graphẽ “escrita”” e “é muitas vezes chamada de a “arte da escrita bela” ou “a arte de dar forma aos sinais de uma maneira expressiva, harmoniosa e habilidosa””. Esta é a forma como a Wikipedia define este termo que, nos nossos dias, tem cada vez menos adeptos.

Hoje, com os computadores e com os nossos telemóveis em continua ligação com o mundo através da Internet, cheios de aplicações que nos ajudam a contactar os nossos amigos e familiares, independentemente do lugar do mundo em que se possam encontrar, estamos muito rapidamente, demasiado rapidamente, a perder séculos de cultura, de arte que se concretizava na escrita manual de cartas ou de outros documentos.

Não é que tudo seja negativo, longe disso. Mas a rapidez e o efémero nem sempre são os aspetos mais agradáveis dos relacionamentos que os seres humanos estabelecem entre si.

Há elementos que por mais que os computadores evoluam nunca conseguirão transmitir. Há emoções que não passam através das teclas dos nossos PCs ou smartphones, por mais bonito que seja o tipo de letra escolhido. E eu não conseguirei fazer passar esse tipo de subtileza por aqui também.

Verdade seja dita, os nossos alunos têm cada vez mais dificuldades em escrever. E fazê-lo de forma esteticamente agradável, quando andamos todos a correr com falta de tempo, ainda mais difícil se torna.

No entanto, ao contrário do que se pode pensar, esta arte não está morta. Basta procurar na Internet e encontramos inúmeros sites dedicados a esta arte. Por mais irónico que vos pareça, o meio que parece ser o maior facilitador do desaparecimento da arte de bem escrever é, ao mesmo tempo, aquele que melhor a divulga, colocando ao alcance de todos nós materiais e conhecimentos que nos podem levar a querer desenvolver essa capacidade.

Vejamos um bom exemplo:

Texto: professor João Pinheiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s