“Exposição de trabalhos sobre o 40.º aniversário do 25 de abril de 1974”

DSC04970Os alunos que frequentam o 6.ºano de escolaridade estudaram, nas aulas de História e Geografia de Portugal, a realidade vivida durante os anos de Ditadura, após o golpe militar de 28 de maio de 1926 e que durou até o dia 25 de abril de 1974.
Após 1926 foi instaurada uma ditadura militar que durou até 1933. De 1933 até 1974 dominou um regime autoritário conhecido como Estado Novo e que teve como principais responsáveis pela política repressiva António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano.
Os alunos do 6.ºA pesquisaram informação relativa a algumas das personalidades que se destacaram durante esse período histórico com o objetivo de fazer as suas biografias.
Os alunos do 6.ºB fizeram a maioria dos cravos aplicando a técnica de origami, bem como os cravos em papel crepe.
Os alunos do 6.ºC escreveram várias quadras que posteriormente foram selecionadas para compor a letra da canção que deram a conhecer no dia 25 de abril. Os alunos também desenharam palavras associadas à Ditadura e à Democracia, bem como procederam à pintura de diversas imagens retratando a realidade vivida durante o regime autoritário e repressivo, e após a revolução dos cravos.
Os alunos das três turmas redigiram frases relacionadas com a efeméride comemorada e que posteriormente foram colocadas nos cravos distribuídos pelos professores, funcionários e restantes alunos da escola. Cada aluno fez um cravo em origami que usou ao peito no dia 25 de abril.
No dia 25 de abril de 2014, os alunos de cada uma das turmas deram a conhecer à comunidade escolar as canções que foram ensaiadas com a colaboração da professora Ana Montargil nas aulas de Educação Musical.
No 6.ºA foi escolhida a canção que serviu de 2.ª senha para a revolução de 25 de abril de 1974, “Grândola, vila morena” de Zeca Afonso.
Os alunos do 6.ºB cantaram a música “Somos livres” de Ermelinda Duarte.
Os alunos do 6.ºC cantaram um tema inédito, “Hino ao 25 de abril” da sua autoria, tendo sido acompanhados pela música “Hino da alegria” de Beethoven tocada em flauta por três alunos e pela professora Ana Montargil.
Professores e funcionários acompanharam os alunos durante as canções, tendo sido distribuídas as letras, com vista à sua participação ativa na comemoração do quadragésimo aniversário da revolução de 25 de abril de 1974.
Professores, Encarregados de Educação e funcionários também colaboraram na exposição patente no corredor do bloco B ao darem o seu testemunho sobre a revolução de 25 de abril de 1974 respondendo à questão “Onde estava no dia 25 de abril?”

Texto redigido por: Lígia Silva

(professora de H.G.P.)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: